Uma matriz de referência para o Ensino da Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) centrada na perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS)

Autores

  • Djalma Oliveira Bispo-Filho UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul
  • Sonia Aparecida Cabral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v7i1.1065

Palavras-chave:

Currículo CTS, Competências, Natureza da Ciência e Tecnologia, Matriz Curricular, Proposta Curricular

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de matriz curricular para o Ensino da Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) que tem como base as competências leitoras e escritoras. Visa elucidar, por meio de um grupo de habilidades agrupadas por competências em NdC&T, alguns caminhos para o desenvolvimento de saberes necessários a compreensão das possíveis definições de Ciência e Tecnologia por meio de consensos. Apoia-se em uma revisão teórica Layton, Davey e Jenkins (1986), Aikenhead (1988) e Stiefel (1995) e em pesquisas empíricas realizadas por Acevedo (1996) e Vazquez (2006, 2009). Articula as competências Leitoras e Escritoras em Ciências, colocando-as como base de sustentação para a proposta da referida matriz. Entendemos ser possível articular propostas curriculares/cursos com enfoque na NdC&T que explicitem os conteúdos por meio de Competências e Habilidades diretamente relacionadas com NdC&T e que possam levar os estudantes a opinar/refletir sobre as aplicações da C&T. O resultado final é apresentado em um quadro síntese composto por grupos de competências e habilidades.

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Publicado

2016-02-13

Como Citar

BISPO-FILHO, D. O.; MACIEL, M. D.; CABRAL, S. A. Uma matriz de referência para o Ensino da Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) centrada na perspetiva Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 19-37, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i1.1065. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1065. Acesso em: 27 set. 2022.

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