Formação do orvalho e do granizo: estudo investigativo com estudantes dos Anos Iniciais

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Rejane Kraemer Kirchner Universidade de Passo Fundo
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Anos Iniciais, Ciências, Granizo e orvalho

Resumo

O presente artigo refere-se a uma investigação com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, na qual foi realizado um conjunto de atividades para estudo da mudança de estado físico da água, com destaque para o estudo da formação do granizo. A atividade foi estruturada a partir da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e teve como estratégia didática o uso da experimentação. Foram realizados quatro encontros em uma turma de vinte e um alunos em uma escola pública no município de Passo Fundo, RS. A coleta de dados ocorreu por meio de desenhos e preenchimento de relatórios previamente estruturados pelos pesquisadores. Os resultados foram organizados em três categorias definidas pelos aspectos abordados nas atividades e pelo conhecimento físico envolvido. Tais resultados demonstram a importância e a potencialidade das atividades desenvolvidas, destacando-se três aspectos: o resgate dos conhecimentos prévios para a construção do novo; a importância de que os conhecimentos estejam relacionados com as situações vivenciais dos estudantes, sendo para eles potencialmente significativos; e a questão motivacional como mola propulsora da construção dos conhecimentos. 

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Publicado
2016-09-18
Como Citar
ROSA, C. T. W. DA; KIRCHNER, R. K.; ROSA, A. B. DA. Formação do orvalho e do granizo: estudo investigativo com estudantes dos Anos Iniciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p. 87-101, 18 set. 2016.
Seção
Artigos Gerais