A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1036Palavras-chave:
Habilidades Neurocognitivas da Matemática, Musicalização (Ritmo-Som-Corpo), Funções Executivas (Atenção e Memória), Conceito NuméricoResumo
Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.