A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas

  • Herica Cambraia Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lucia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Habilidades Neurocognitivas da Matemática, Musicalização (Ritmo-Som-Corpo), Funções Executivas (Atenção e Memória), Conceito Numérico

Resumo

Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.

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Referências

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Publicado
2015-03-01
Como Citar
GOMES, H.; MANRIQUE, A. A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 75-83, 1 mar. 2015.
Seção
Artigos Gerais