A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas

Autores

  • Herica Cambraia Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lucia Manrique Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1036

Palavras-chave:

Habilidades Neurocognitivas da Matemática, Musicalização (Ritmo-Som-Corpo), Funções Executivas (Atenção e Memória), Conceito Numérico

Resumo

Estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador são estímulos que reorganizam o desenvolvimento do sistema nervoso, atuando nas transformações neurobiológicas que produzem aprendizagem. A partir da relação das habilidades neurocognitivas típicas da educação matemática (contagem, seriação e complementaridade) com o processo de musicalização, foram observados avanços positivos no desenvolvimento do conceito numérico e nas funções executivas (atenção e memória). Este texto descreve primícias de investigação do doutoramento acerca da abordagem neurocognitiva de intervenção da musicalização para o ensino de matemática, tomando-se como fio condutor, a neurociência. Para esta identificação foram realizadas atividades de musicalização (ritmo-som-corporeidade) com alunos da primeira série do ensino fundamental e observado o relato da professora regente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.03.2015

Como Citar

GOMES, Herica Cambraia; MANRIQUE, Ana Lucia. A musicalização (ritmo-som-corporeidade) como intervenção neurocognitiva de habilidades matemáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 75–83, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i1.1036. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1036. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos