A apresentação de funções exponenciais e logaritmicas em livros didáticos para o Ensino Médio

  • Cristina Masetti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Célia Maria Carolino Pires Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Função Exponencial e Logaritmica, Situações de aprendizagem, Livro Didático

Resumo

O presente artigo é um recorte de nossa dissertação de mestrado que tem como objetivo investigar como as funções exponenciais e logarítmicas são abordadas em livros didáticos de Matemática, oferecidos às escolas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, no Ensino Médio de 2015 e como é proposta a construção, sistematização e consolidação de conhecimentos nesses manuais. Nosso propósito é analisar situações matemáticas, conceitos, proposições, procedimentos, linguagem e argumentações que o livro didático apresenta, contabilizando diferentes tipos de tarefas que os autores propõem ao estudante para aplicação dos conhecimentos. O estudo alicerça-se na revisão da literatura sobre a análise de manuais, as orientações curriculares de Matemática para o Ensino Médio, e o livro do 1º ano do Ensino Médio das seis coleções aprovadas pelo PNLD de 2015; a publicação Mathematics Teachers at Work – Connecting Curriculum Materials and Classroom Instruction (2009), coordenada por Janine T. Remillard, Professor Associado de Educação da Faculdade de Educação da Universidade da Pensilvânia, Beth A. Herbel-eisenmann, Professora Assistente de Formação de Professores, Michigan State University e Gwendolyn M Lloyd, professor do Departamento de Matemática, Virginia Tec. Optou-se pela metodologia de natureza qualitativa e a técnica utilizada foi análise documental; o instrumento de recolhimento de dados foram grelha de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/index.php. Acesso em 10//02/2015.

REMILLARD, J. T; HERBEL-EISENMANN, B. A.; LLOYD, G. M.; (Ed.), Mathematics Teachers at Work: Connecting curriculum materials and classroom instruction. New York: Taylor & Francis, 2009.

PIRES, C.M.C. e Curi, E.. Relações entre professores que ensinam matemática e prescrições curriculares. REnCiMa, v.4, n.2, p. 57-74, 2013.

Publicado
2015-03-01
Como Citar
MASETTI, C.; PIRES, C. A apresentação de funções exponenciais e logaritmicas em livros didáticos para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 6, n. 1, p. 54-63, 1 mar. 2015.
Seção
Artigos Gerais