Educação Sócioambiental desenvolvida sob o enfoque CTS entre alunos do curso técnico de nivel médio em Automação Industrial do IFSP
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1032Palavras-chave:
Ensino Profissionalizante, CTS, Educação AmbientalResumo
Este artigo enfoca elementos de Educação Ambiental (EA) desenvolvidos sob o enfoque CTS entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto aponta para a necessidade de uma formação ampliada para o curso técnico de nível médio e, portanto, assume relevância: a) o desenvolvimento de elementos de educação ambiental tendo por base a temática das fontes de energia automotiva; b) facilitar o entendimento de que conteúdos específicos da Física ultrapassam os limites da escola; c) aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem em Física realizados no IFSP tendo por base abordagens contextualizadas. As reflexões vygotskianas fundamentaram nossas ações pedagógicas, sempre atentas à importância do aspecto histórico-cultural de cada indivíduo para desenvolvimento de conceitos, enfatizando o quanto é desafiadora e motivadora a carreira docente nos dias atuais. Assim, visamos despertar a conscientização sobre impactos sócio-ambientais advindos da Ciência e Tecnologia (C&T), empregando uma pluralidade de ações pedagógicas como aulas expositivas, pesquisas, seminários, experimentação e debate, envolvendo 108 alunos na disciplina Máquinas Elétricas. Utilizamos a abordagem temática “Fontes de Energia Automotiva”, estimulando reflexões acerca dos impactos da C&T sobre o meio ambiente e a qualidade de vida dos indivíduos, salientando relações com os sistemas de produção e consumo, efeitos dos processos de produção de energia, bem como efeitos de nossas ações diárias na cidade onde moramos ou trabalhamos.
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