O Método Jigsaw e a mobilização de estilos de pensamento matemático por estudantes de Engenharia

Autores

  • Eloiza Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Benedito Antonio da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1031

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, Método Jigsaw, Estilo de Pensamento Matemático, Engenharia

Resumo

Estudos mostram que compreender os estilos de pensamento dos alunos pode auxiliar os professores a diferenciarem o ensino no sentido de maximizar os resultados de aprendizagem. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa de doutorado que procura investigar os estilos de pensamento matemático mobilizados por alunos ingressantes no curso de Engenharia. Os estudos sobre estilos de pensamento de Sternberg e a categorização dos estilos de pensamento matemático desenvolvida por Ferri fundamentam as análises da pesquisa. O método jigsaw de aprendizagem cooperativa, desenvolvido por Elliot Aronson, foi utilizado na coleta de dados. Os primeiros resultados obtidos indicam uma predominância do estilo de pensamento matemático analítico, o que, em parte, pode ser consequência da influência exercida pelo professor sobre os alunos, uma vez que tal estilo é valorizado no modelo tradicional de ensino.

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Publicado

2015-03-01

Como Citar

GOMES, E.; SILVA, B. A. da. O Método Jigsaw e a mobilização de estilos de pensamento matemático por estudantes de Engenharia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 22–32, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i1.1031. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1031. Acesso em: 3 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos