Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas

Autores

  • Fernanda Aparecida Ferreira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v6i1.1030

Palavras-chave:

Provas e Demonstrações, Estado da Arte, Prática Docente

Resumo

Esta comunicação contempla parte dos dados já coletados e em fase de análise de uma pesquisa maior em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul em nível de doutoramento. O objetivo da pesquisa é apresentar, por meio de um percurso fenomenológico, um Estado da Arte, em âmbito internacional e nacional, acerca das pesquisas que discutem questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de provas e demonstrações em Matemática. Para alcançarmos o objetivo proposto, realizamos um mapeamento de eventos da área de Educação Matemática ocorridos no período de 2003 a 2013. Nesta comunicação, elucidamos os dados provenientes de três edições do International Congress on Mathematical Education (ICME) – a saber: ICME 10, ICME 11 e ICME 12 -, considerado o maior evento internacional de Educação Matemática. Apresentamos os resultados, parcialmente obtidos a partir de uma análise hermenêutica, sobre as pesquisas mapeadas que tiveram como objetivo expor reflexões sobre provas e demonstrações em sala de aula e o papel do professor neste ambiente, levando-se em considerações seus saberes e suas escolhas didático-pedagógicas. Em nossas análises, três categorias gerais emergiram, e, a partir destas, concluímos que grande parte das pesquisas concentram-se na elaboração, aplicação e avaliação de atividades investigativas propostas aos alunos na exploração das demonstrações matemáticas. Observamos, ainda, que os resultados apresentados podem contribuir para a atividade docente em relação ao ensino das provas e demonstrações, mesmo sendo poucas as pesquisas dentro desta temática que se desenvolvem com foco na prática docente.

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Referências

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Publicado

2015-03-01

Como Citar

FERREIRA, F. A.; SANTOS, C. A. B. dos. Uma análise hermenêutica de pesquisas apresentadas no ICME no período de 2003 a 2013 sobre práticas e saberes docentes em atividades de provas e demonstrações matemáticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 12–21, 2015. DOI: 10.26843/rencima.v6i1.1030. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1030. Acesso em: 6 jun. 2023.

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