Concepções de uma professora de Ciências sobre o uso de situações-problema
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1009Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Concepções, Situações-ProblemaResumo
O objetivo desse artigo foi analisar as concepções de uma professora de ciências do nível fundamental sobre o trabalho com situações-problema, a partir de uma proposta de experiência formativa individual, elaborada considerando a construção, a aplicação e a avaliação de situações-problema no ensino de ciências. Os dados foram coletados a partir das observações feitas durante a formação individual, da aplicação de questionários e da realização de entrevista semiestruturada e posteriormente analisados. Realizamos a pesquisa uma professora de ciências do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Pernambuco, em Calumbi, Sertão do Pajeú. As diferentes atividades realizadas permitiram ao docente uma reflexão e melhor compreensão do uso de situações-problema como estratégia didática, além de ter permitido vivenciar e discutir a utilização de situações-problema como estratégia didática para o ensino de ciências.
Downloads
Referências
BEZERRA, B. H. S.; AMARAL, E. M. R. Abordagem de temas sociocientíficos em periódicos nacionais de Ensino de Ciências publicados no período de 2005-2014. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). 2015. Anais... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), p. 1-8, 2015.
CACHAPUZ, A. F. Epistemologia e ensino das ciências no pós-mudança conceptual: análise de um percurso de pesquisa. Em: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 1999, Anais... Valinhos-SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), p. 1-10, 1999.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A.M.P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária Renovação no Ensino de Ciências. 2ª ed., São Paulo: Cortez. 2011.
CÂMARA DOS SANTOS, M. Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem em Matemática. Educação Matemática em Revista, n. 1 e 2, p. 150-156, 2002.
CHASSOT, A. I. Catalisando Transformações em Educação. Ijuí-RS: Editora da Unijuí. 1993.
CHASSOT, A. I. Para quem é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas-RS: Ulbra. 1995.
FERNANDES, L. S.; CAMPOS, A. F. Elaboração e Aplicação de uma Intervenção Didática Utilizando Situação-Problema no Ensino de Ligação Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 37-49, 2014.
MACEDO, L. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. Em: PERRENOUD, P.; THURLER, M. G.; MACEDO, L.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MERIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7ª ed., Porto Alegre: Artimed. 1998.
NUÑEZ, I. B.; MARUJO, M. P.; MARUJO, L. E. L.; DIAS, M. A. S. O Uso de Situações-problema no Ensino de Ciências. In: NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.
POZO, J. I.; GOMEZ CRESPO, M. A. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências - Do Conhecimento Cotidiano para o Conhecimento Científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTOS, D. M. O Desenvolvimento de Competências dos (as) Professores (as) de Química no Trabalho com Situações-Problema. 2005. 115 p.; Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências, Recife, 2005.
SANTOS, V. T.; ALMEIDAS, M. A. V.; CAMPOS, A. F. Concepções de professores de Química do Ensino Médio sobre a Resolução de Situações-problema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 3. p. 25-37, 2005.
SILVA, S. F.; NUÑEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – reflexões teórico-metodológicas. Química Nova, v. 25, n. 6B. p. 1197-1203, 2002.
SIMÕES NETO, J. E.; CAMPOS, A. F.; MARCELINO-JR., C. A. C. Abordando a Isomeria em Compostos Orgânicos e Inorgânicos: Uma Atividade Fundamentada no Uso de Situações- Problema na Formação Inicial de Professores de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 2, p. 327-346, 2013.
THURLER, M. G. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. Em: PERRENOUD, P.; THURLER, M. G.; MACEDO, L.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R. C. A Química no efeito estufa. Química Nova na Escola, n. 8, p. 10-14, 1998.
ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova Na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.