Concepções de uma professora de Ciências sobre o uso de situações-problema

Autores

  • Maria Valgerlene de Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v8i2.1009

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Concepções, Situações-Problema

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar as concepções de uma professora de ciências do nível fundamental sobre o trabalho com situações-problema, a partir de uma proposta de experiência formativa individual, elaborada considerando a construção, a aplicação e a avaliação de situações-problema no ensino de ciências. Os dados foram coletados a partir das observações feitas durante a formação individual, da aplicação de questionários e da realização de entrevista semiestruturada e posteriormente analisados. Realizamos a pesquisa uma professora de ciências do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Pernambuco, em Calumbi, Sertão do Pajeú. As diferentes atividades realizadas permitiram ao docente uma reflexão e melhor compreensão do uso de situações-problema como estratégia didática, além de ter permitido vivenciar e discutir a utilização de situações-problema como estratégia didática para o ensino de ciências.

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Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química Área de Ensino de Química

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

LIMA, M. V. de S.; SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, F. C. V. da. Concepções de uma professora de Ciências sobre o uso de situações-problema. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 14–27, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i2.1009. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1009. Acesso em: 22 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos