Concepções de uma professora de Ciências sobre o uso de situações-problema

  • Maria Valgerlene de Souza Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Flávia Cristiane Vieira da Silva Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Concepções, Situações-Problema

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar as concepções de uma professora de ciências do nível fundamental sobre o trabalho com situações-problema, a partir de uma proposta de experiência formativa individual, elaborada considerando a construção, a aplicação e a avaliação de situações-problema no ensino de ciências. Os dados foram coletados a partir das observações feitas durante a formação individual, da aplicação de questionários e da realização de entrevista semiestruturada e posteriormente analisados. Realizamos a pesquisa uma professora de ciências do Ensino Fundamental da rede pública estadual de Pernambuco, em Calumbi, Sertão do Pajeú. As diferentes atividades realizadas permitiram ao docente uma reflexão e melhor compreensão do uso de situações-problema como estratégia didática, além de ter permitido vivenciar e discutir a utilização de situações-problema como estratégia didática para o ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química Área de Ensino de Química

Referências

BEZERRA, B. H. S.; AMARAL, E. M. R. Abordagem de temas sociocientíficos em periódicos nacionais de Ensino de Ciências publicados no período de 2005-2014. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). 2015. Anais... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), p. 1-8, 2015.

CACHAPUZ, A. F. Epistemologia e ensino das ciências no pós-mudança conceptual: análise de um percurso de pesquisa. Em: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 1999, Anais... Valinhos-SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), p. 1-10, 1999.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A.M.P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A Necessária Renovação no Ensino de Ciências. 2ª ed., São Paulo: Cortez. 2011.

CÂMARA DOS SANTOS, M. Algumas concepções sobre o ensino-aprendizagem em Matemática. Educação Matemática em Revista, n. 1 e 2, p. 150-156, 2002.

CHASSOT, A. I. Catalisando Transformações em Educação. Ijuí-RS: Editora da Unijuí. 1993.

CHASSOT, A. I. Para quem é útil o ensino? Alternativas para um ensino (de Química) mais crítico. Canoas-RS: Ulbra. 1995.

FERNANDES, L. S.; CAMPOS, A. F. Elaboração e Aplicação de uma Intervenção Didática Utilizando Situação-Problema no Ensino de Ligação Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 9, n. 1, p. 37-49, 2014.

MACEDO, L. Situação-problema: forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. Em: PERRENOUD, P.; THURLER, M. G.; MACEDO, L.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MERIEU, P. Aprender... sim, mas como? 7ª ed., Porto Alegre: Artimed. 1998.

NUÑEZ, I. B.; MARUJO, M. P.; MARUJO, L. E. L.; DIAS, M. A. S. O Uso de Situações-problema no Ensino de Ciências. In: NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: O Novo Ensino Médio. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004.

POZO, J. I.; GOMEZ CRESPO, M. A. A Aprendizagem e o Ensino de Ciências - Do Conhecimento Cotidiano para o Conhecimento Científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, D. M. O Desenvolvimento de Competências dos (as) Professores (as) de Química no Trabalho com Situações-Problema. 2005. 115 p.; Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências, Recife, 2005.

SANTOS, V. T.; ALMEIDAS, M. A. V.; CAMPOS, A. F. Concepções de professores de Química do Ensino Médio sobre a Resolução de Situações-problema. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 3. p. 25-37, 2005.

SILVA, S. F.; NUÑEZ, I. B. O ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes – reflexões teórico-metodológicas. Química Nova, v. 25, n. 6B. p. 1197-1203, 2002.

SIMÕES NETO, J. E.; CAMPOS, A. F.; MARCELINO-JR., C. A. C. Abordando a Isomeria em Compostos Orgânicos e Inorgânicos: Uma Atividade Fundamentada no Uso de Situações- Problema na Formação Inicial de Professores de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 2, p. 327-346, 2013.

THURLER, M. G. O desenvolvimento profissional dos professores: novos paradigmas, novas práticas. Em: PERRENOUD, P.; THURLER, M. G.; MACEDO, L.; MACHADO, N. J.; ALESSANDRINI, C. D. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TOLENTINO, M. ROCHA-FILHO, R. C. A Química no efeito estufa. Química Nova na Escola, n. 8, p. 10-14, 1998.

ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A química no Ensino Fundamental de Ciências. Química Nova Na Escola, n. 2, p. 15-18, 1995.

Publicado
2017-07-05
Como Citar
LIMA, M. V. DE S.; SIMÕES NETO, J. E.; SILVA, F. C. V. DA. Concepções de uma professora de Ciências sobre o uso de situações-problema. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 14-27, 5 jul. 2017.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)