Cultivo de briófitas em laboratório para utilização como recurso didático no Ensino Médio

Autores

  • Maria Aparecida Eva Cancian Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v1i1.1

Palavras-chave:

Briófitas, Cultivo, Recurso didático

Resumo

Baseado em experiências vivenciadas em sala de aula tem-se verificado que somente a descrição das características de um grupo vegetal não é suficiente para o aprendizado efetivo dos alunos. Quando se utilizam materiais botânicos verifica-se que a aula torna-se mais dinâmica e interessante e o estudante passa a ter uma participação ativa no processo de aprendizagem. Este trabalho teve como proposta desenvolver um método de cultivo e manutenção de briófitas em laboratório como recurso didático para o ensino de Botânica no Ensino Médio. Amostras de duas espécies de musgos foram coletadas e cultivadas em um aquário tendo como substrato uma camada de fibra de coco recoberta com terra vegetal. O aquário foi colocado no laboratório e o substrato foi mantido constantemente úmido. Verificou-se que no primeiro mês de desenvolvimento ocorreu a perda do viço inicial das duas amostras e nenhum crescimento foi observado. Atribuímos este fato à mudança de habitat, pois decorrido esse período de adaptação, houve recuperação do viço e o início do crescimento. Os resultados mostraram que as briófitas são plantas facilmente cultivadas em laboratório e caso o professor disponha de tempo para efetuar o cultivo, terá um material didático útil para o desenvolvimento de suas aulas práticas.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

CANCIAN, M. A. E.; FRENEDOZO, R. de C. Cultivo de briófitas em laboratório para utilização como recurso didático no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2010. DOI: 10.26843/rencima.v1i1.1. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

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