Reabertura do sistema para submissões
2023-02-23
Autores, Leitores, Pareceristas e Colaboradores
Comunicamos a reabertura do sistema de submissão de artigos à Revista de Ensino de Ciências e Matemática — REnCiMa.
Também comunicamos que a partir dessa reabertura (fevereiro de 2023):
- Caso a opção seja pela publicação bilíngue, deve-se indicar o idioma Inglês no primeiro estágio da submissão.
- Não será aceita submissão cujo artigo seja fruto de pesquisa dos tipos Estado da Arte, Levantamento Bibliográfico, Revisão de Literatura, Mapeamento e outros tipos similares;
- Não será aceita submissão cujo artigo seja fruto de relato de experiência ou relato de prática;
- As submissões devem se limitar ao número máximo de até 3 (três) autorias;
- As autorias da submissão devem ser, no mínimo, estudante de Mestrado, sendo que pelo menos um com titulação de Doutorado e/ou atuar como professor-pesquisador em cursos de Mestrado ou Doutorado.
- A submissão será analisada e o parecer emitido conforme o formulário de avaliação disponível neste link.
Lembramos que as submissões e publicações têm o seguinte o fluxo editorial:
- Submissão — Nesse estágio, faz-se a submissão e insere-se o arquivo sem quaisquer identificações de autoria: nomes, afiliações institucionais, e-mails, Orcid e menções a trabalhos da autoria ao longo do texto devem ser excluídos.
- Desk Review I — Nesse estágio, a Equipe Editorial analisa se a submissão está no escopo do periódico e se todas as orientações e especificações do template foram atendidas. Também se utiliza software para checar plágio ou autoplágio. Atenção: submissão que não atenda exatamente ao que se especifica no template será recusada neste estágio.
- Avaliação — Caso a submissão esteja no escopo da REnCiMa e atenda às especificações do template, a Equipe Editorial enviará para análise por pareceristas ad hoc, via sistema double blind peer review.
- Decisão Editorial I — Nesse estágio são enviados à autoria os pareceres emitidos. Podem ser três casos de decisão editorial: (a) artigo aprovado mediante adequações, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 30 (trinta) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão; (b) artigo deve ser submetido novamente para avaliação, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 30 (trinta) dias, o artigo revisado deve ser postado no sistema da submissão para uma nova rodada de avaliação, preferencialmente, pelos mesmos pareceristas da rodada anterior; e (c) artigo reprovado.
- Desk Review II — Considerando a aprovação mediante ajustes, a Equipe Editorial analisa os arquivos postados pela autoria, quais sejam, (i) artigo revisado e (ii) arquivo listando as sugestões atendidas e justificando aquelas não atendidas, conforme os pareceres. Neste estágio, novamente verifica-se se as orientações e especificações do template foram atendidas.
- Decisão Editorial II — a Equipe Editorial comunica à autoria o aceite da submissão.
- Diagramação — Nesse estágio é feita a diagramação do artigo, o que inclui a inserção dos metadados da autoria, o DOI, a paginação, a identificação do volume, número e periodicidade da publicação. Novamente, verifica-se as normas e especificações do template. Observação: só será diagramado o artigo que contemple todas as orientações e exemplos constantes no template!
- Tradução (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — a Equipe Editorial encaminhará o artigo diagramado para a autoria e informará o contato de profissional para tradução. Nesse estágio do fluxo editorial, os autores precisam entrar em contato com o profissional indicado, ou outro de sua livre escolha, e providenciar a tradução.
- Envio do artigo traduzido (apenas para quem optou pela publicação bilíngue) — após a aprovação pela autoria, o artigo deverá ser postado no sistema de submissão.
- Publicação — o artigo é publicado pelo sistema rolling pass, deposita-se o DOI na Crossref, faz-se a marcação em bases indexadoras, e os autores são comunicados pelo sistema de comunicação do Orcid.
Também lembramos a adoção de prazos fixos de recebimento de submissões, a saber:
- Dezembro, Janeiro, Junho e Julho — meses em que o sistema estará fechado para recebimento de submissões;
- Fevereiro a Maio e Agosto a Novembro — meses em que o sistema estará aberto para recebimento de submissões.
Com os nossos cordiais cumprimentos
— Equipe de Editoria —