Edição Especial — Currículos em Educação em Ciências e Matemática

2022-02-15

As sociedades contemporâneas estão diante de múltiplos desafios em um cenário de transformações culturais, inquietações políticas e muitos retrocessos, especialmente, de dimensões éticas. A comunidade acadêmica é demandada a contribuir não apenas para responder aos apelos dessas sociedades, mas também a defender a Ciência e a produção de conhecimento livres de fundamentalismos que operam pelo viés da dominação, oferecendo subsídios para que esses possam ser contestados e rebatidos. Nesse sentido, considerando-se a função social d(a)os pesquisador(a)es das áreas de Ensino e Educação, bem como a importância cultural e política dos estudos curriculares e a relevância dos conhecimentos de Matemática e de Ciências para discutir, analisar e intervir nas múltiplas formas e diferentes instâncias das dinâmicas das vidas em sociedade, temos a satisfação de convidar pessoas interessadas a participarem e também divulgarem o dossiê temático “Currículos em Educação em Ciências e Matemática”.

A intenção é oportunizar uma mostra da produção acadêmica sobre currículos relacionados à Educação em Ciências e/ou em Educação Matemática de diferentes possibilidades teóricas, metodológicas e epistemológicas que, preferencialmente, rompam com modos de conhecer convergentes a correntes neoliberais. Utiliza-se como enfoque organizador a multirefencialidade, considerando a abrangência, diversidade e pluralidade dos campos de conhecimento envolvidos. São esperados artigos em português, espanhol e inglês para compor um número especial bilíngue (Inglês/ Português ou Inglês/ Espanhol) que, oriundos de pesquisas científicas, de caráter teórico ou empírico, visam fomentar o debate e a difusão do conhecimento, tanto no cenário nacional como internacional.

Os artigos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da REnCiMa, na qual também estão disponíveis as normas para elaboração dos artigos e submissão à revista — http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/about/submissions. Embora os autores possam submeter à apreciação da revista quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no número especial proposto, seja como autor ou coautor.

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Edição Especial — Currículos em Educação em Ciências e Matemática para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

Cronograma

  • Chamada — fev. 2022
  • Submissão — até maio 2022
  • Avaliação — até jun. 2022
  • Revisão pelos autores — até jul. 2022
  • Tradução para o Inglês — até ago. 2022
  • Diagramação — até set. 2022
  • Publicação — out. 2022
  • Quantidade de artigos do Número Especial — entre 25 e 50
  • Observação: eventuais artigos aceitos e excedentes serão publicados nos números regulares
 — Editores Convidados — Prof. Dr. Daniel Johnson Mardones Universidad de Chile   Profa. Dra. Deise Aparecida Peralta Universidade Estadual Paulista   Prof. Dr. José Augusto Pacheco Universidade do Minho