Edição Especial — Programas de Pós-Graduação Profissionais em Ensino de Ciências: avanços, conquistas e desafios

2021-09-23

Recentemente os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu enviaram os relatórios de seus programas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via Plataforma Sucupira, para avaliação do quadriênio 2017-2020. A elaboração e conhecimento desses relatórios, vivenciada por docentes e gestores, promovem reflexões acerca dos avanços, conquistas, desafios, dificuldades e trajetória que os cursos de mestrado e doutorado profissionais brasileiros da área de Ensino de Ciências vivenciaram no último quadriênio; das perspectivas para o próximo quadriênio; bem como de questões relativas ao desenvolvimento dos Produtos Educacionais. Desse modo, convidamos a todos que fazem parte desses programas a divulgarem essas reflexões em uma edição especial da Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa).

Os artigos devem ser submetidos diretamente pelo(s) autor(es) na plataforma OJS da REnCiMa, na qual também estão disponíveis as normas para elaboração dos artigos e submissão à revista. Embora os autores possam submeter à apreciação da revista quantos artigos desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado no número especial proposto, seja como autor ou coautor.

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Edição Especial — Programas de Pós-graduação Profissionais em Ensino de Ciências: avanços, conquistas e desafios para que o artigo seja encaminhado às editoras convidadas. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

Cronograma:

  • Chamada e divulgação — setembro e outubro de 2021
  • Submissão — outubro, novembro e dezembro de 2021
  • Avaliação dos textos — a partir do momento em que se iniciarem as submissões, podendo estender-se até fevereiro de 2022
  • Artigos prontos/reformulados — até o final de março
  • Lançamento/publicação — até o final de abril

— Editoras Convidadas —

Profa. Dra. Carmem Lúcia Costa Amaral — Universidade Cruzeiro do Sul

Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti — Coordenadora de Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES