— Foco e Escopo

A Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), eISSN 2179-426X, é uma publicação eletrônica trimestral, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, destinada a divulgar trabalhos previamente arbitrados e que abordem, preferencialmente, resultados de pesquisas e experiências didáticas que tenham como foco a sala de aula e que visem aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos científicos. Os artigos podem abordar questões voltadas à educação e alfabetização científica de alunos dos diferentes níveis de ensino, assim como aspectos e propostas da formação de professores. São aceitos artigos que apresentem relatos de pesquisa, trabalhos teóricos ou artigos técnicos que apresentem propostas de metodologias e recursos a serem utilizados em atividades didáticas. Os trabalhos submetidos devem proporcionar reflexões acerca de temáticas relevantes para a busca de avanços na Educação em Ciências e Matemática. Classificação Qualis/CAPES: A2 — Área de Ensino.

— Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à publicação são analisados pelos Editores e Coeditores que examinarão a adequação ao escopo da REnCiMa, o atendimento às diretrizes constantes no template e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio. Se aprovados, serão enviados à apreciação de dois componentes do Conselho Editorial (Científico) ou do Comitê de Pareceristas ad hoc; em caso de divergência no parecer, os artigos são enviados a um terceiro avaliador. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do texto submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação poderá resultar em quatro situações: aceitação do artigo conforme submetido; aceitação mediante revisões requeridas; submissão para nova rodada de avaliação; e rejeição. Os autores são contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Será emitido comunicado oficial via mensagem eletrônica apenas quando o manuscrito tiver tramitado e receber pareceres definitivos (aprovação ou reprovação).

— Periodicidade

REnCiMa é uma publicação trimestral, organizada em quatro edições regulares anuais. Os artigos são publicados após sua aprovação e diagramação. O Expediente, contendo o Sumário e o Editorial, é publicado no fechamento do volume.

— Política de Acesso Livre

REnCiMa oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização da Ciência.

— Arquivamento

REnCiMa utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

— Programa Antiplágio

Utiliza-se o CopySpider como programa de detector de plágio, objetivando testar conteúdos sob o crivo de existência de cópias indevidas. Um documento possui cópias indevidas quando adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar citações de referências bibliográficas.