Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Encontro de Produção Discente PUCSP/ Cruzeiro do Sul
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 1 (2012): Encontro de Produção Discente PUCSP/ Cruzeiro do Sul
v. 1 n. 1 (2012): Encontro de Produção Discente PUCSP/ Cruzeiro do Sul
Este volume é destinado a apresentar os Anais do II Encontro de Produção Discente em Ensino de Ciências e Matemática. ISSN 2317-3564
Publicado:
2013-03-11
Editorial
Editorial
Cintia Ap. Bento dos Santos, Norma Suely Gomes Allevato
PDF
Comunicações Científicas
CONTRIBUIÇÃO DE PROBLEMAS DE SISTEMAS DINÂMICOS NO ESTUDO DO OBJETO MATEMÁTICO AUTOVALOR E AUTOVETOR
Joelma Iamac Nomura, Barbara Lutaif Bianchini
PDF
LEITURA DE PROVAS POR ESTUDANTES DE 2º E 4º DA LICENCIATURA EM ENSINO DE MATEMÁTICA NA BEIRA, MOÇAMBIQUE: QUE CRITÉRIOS OBSERVAM?
Jacinto Ordem, Saddo Ag Almouloud
PDF
A NUMERACIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria do Carmo Salgado, Célia Maria Pires Pires
PDF
CONHECIMENTOS PRÉVIOS REVELADOS POR ESTUDANTES DE 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL RELATIVOS A PROPORCIONALIDADE
Regina Lucia da Silva, Célia Maria Carolino Pires
PDF
MAPEAMENTO DA ABRANGÊNCIA DO PIBID EM TERRITÓRIO NACIONAL
Douglas da Silva Tinti, Ana Lúcia Manrique
PDF
UM ESTUDO SOBRE OS DESCRITORES DO TEMA ESPAÇO E FORMA PRESENTES NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA DO 5º ANO
Jozeildo Kleberson Barbosa, Edda Curi
PDF
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE PROPORCIONALIDADE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA MUDANÇA NO PENSAR SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato
PDF
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O PROFESSOR E A WEBQUEST
Carlos Henrique de Jesus Costa, Juliano Schimiguel
PDF
A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE RETA
Rogério Rodrigues de Faria, Cintia Aparecida Bento dos Santos
PDF
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS, FÍSICA E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP
Edson Pereira Gonzaga, Marcos Rincon Voelzke
PDF
ENSINO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E AFETIVIDADE: VISÃO DE UMA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
Octavio Cavalari Júnior, Juliano Schimiguel
PDF
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Célia Maria Espasandin Lopes, Celi Espasandin Lopes
PDF
A FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O PROCESSO DE LEITURAS E ESCRITAS DE UM GRUPO DE TRABALHO COLABORATIVO
Maria do Carmo Costa Maciel, Celi Espasandin Lopes
PDF
PROCEDIMENTOS DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO COM O SIGNIFICADO DE TRANSFORMAÇÃO
Solange de Fátima Soares Mariano, Edda Curi
PDF
A INTERATIVIDADE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES SOBRE O CONCEITO DE CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM O USO DA FERRAMENTA FÓRUM DE DISCUSSÕES
Carlos Adriano Martins, Carlos Fernando de Araújo Júnior
PDF
ESTOCÁSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BUSCA DE SUBSIDIOS PARA UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Luzinete de Oliveira Mendonça, Celi Espasandin Lopes
PDF
CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICATIVOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE E DA ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO NUM CURSO DE PEDAGOGIA
Julia de Cassia Pereira do Nascimento, Edda Curi
PDF
UM OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OFICIAL E O CURRÍCULO VIVENCIADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS INDÍGENA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Carlos Luis Pereira, Maria Delourdes Maciel
PDF
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: O ALUNO, A PARTIR DO DIÁLOGO E DA ESCOLARIZAÇÃO ANTERIOR, CONSTRUINDO NOVOS CONHECIMENTOS.
Luciano André Carvalho Reis, Norma Suely Gomes Allevato
PDF
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO COM VISTA À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMETAL
Reginaldo dos Santos, Rita de Cássia Frenedozo
PDF
EDUCADORAS DA INFÂNCIA ENSINANDO COMBINATÓRIA: CONTEXTOS INFANTIS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
Antonio Carlos de Souza, Celi Espasandin Lopes
PDF
REFLETINDO SOBRE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE.
Vanice da Silva Freitas Vieira, Edda Curi
PDF
A APRENDIZAGEM INFORMAL DENTRO DAS REDES SOCIAIS
Claudia Miyuki Werhmuller, Ismar Frango Silveira
PDF
ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE ALUNOS DE 5° ANO EM RELAÇÃO A PROBLEMAS DO GRUPO ISOMORFISMO DE MEDIDAS
Mariana Lemes de Oliveira Zaran, Cintia Aparecida Bento dos Santos
PDF
O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Josué Macedo, Marcos Voelzke
PDF
UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE O QUADRANTE TRIANGULAR DE JOHN BROWNE HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ana Rebeca Miranda Castillo, Fumikazu Saito
PDF
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS
Rogério Fernando Pires, Benedito Antonio da Silva
PDF
UMA METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ESTATÍSTICA BAYESIANA E CONJUNTOS DIFUSOS
Péricles César de Araújo, Sonia Barbosa Camargo Igliori
PDF
PRESCRIÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA CULTURAL: ESTUDO BASEADO NA PROPOSTA CURRICULAR DA EJA
Gilberto Januario, Célia Maria Carolino Pires
PDF
UM PANORAMA DE PROPOSIÇÕES TEÓRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA PERSPECTIVA DE DAVID TALL
Marcio Vieira de Almeida, Sonia Barbosa Camargo Igliori
PDF
O CURRÍCULO ENCULTURADOR DE MATEMÁTICA NA EJA
Simone Bueno
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PIBID-PUC/SP NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA E FÍSICA
Gerson Santos Correia, Ana Lúcia Manrique
PDF
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PARAGUAI
Marcelo de Oliveira Dias, Célia Maria Carolino Pires
PDF
CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Adriano Vargas Freitas, Célia Maria Carolino Pires
PDF
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO CÁLCULO E O USO DA INTUIÇÃO E DO RIGOR
André Lúcio Grande, Benedito Antonio Silva
PDF
O PROJETO “EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS – EMAI” NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, DESAFIOS E LIÇÕES.
Silvana Ferreira de Lima, Célia Maria Carolino Pires
PDF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A INFLUÊNCIA DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES NA PRÁTICA OBSERVADA
Maria Teresa M. Ruz Mastroianni, Gerson Gerson Pastre de Oliveira
PDF
A PROPORCIONALIDADE E O CURRÍCULO ENCULTURADOR: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DA EJA
Kátia Cristina Lima
PDF
OS PRINCIPIA DE ISAAC NEWTON: UMA PROPOSTA PARA A REFLEXÃO SOBRE OS FUNDAMENTOS DO CÁLCULO PARA PROFESSORES QUE LECIONAM ESTA DISCIPLINA NOS CURSOS DE LICENCIATURA
Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, Fumikazu Saito
PDF
A VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FUNÇÃO MODULAR
Helena Tavares de Souza, Barbara Lutaif Bianchini
PDF
TRANSMISSOR E RECEPTOR FOTOACÚSTICO (FOTOFONE)
Luciano Soares Pedroso, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
PDF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO: UM OLHAR QUALITATIVO NOS DADOS QUANTITATIVOS
José Fernando Fernandes Pereira, Edda Curi
PDF
QUESTÕES DO SAEB/PROVA BRASIL: UM ESTUDO REFERENTE AO CAMPO ADITIVO
Eliane Matheus Plaza, Edda Curi
PDF
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA MEDIADA PELA MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Geisiane Rodrigues dos Santos, Celi Lopes
PDF
O USO DAS TICS NO ENSINO SUPERIOR: A INTEGRAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA
Josney Freitas Silva, Juliano Schimiguel
PDF
TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E QUÍMICA COM EMPREGO DE MORINGA OLEIFERA LAM
Oton Café da Silva, Tomás N. Herrera Vasconcelos
PDF
A TRAJETÓRIA DO CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL: EM BUSCA DE UM GERENCIAMENTO EFICAZ
José Ferreira de Souza, Luiz Henrique Amaral
PDF
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS SOLICITADOS EM ITENS DO SARESP 2010 PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alessandra Carvalho Teixeira, Cintia Ap. Bento dos Santos
PDF
TECENDO RELAÇÕES ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gilberto Vieira, Norma Suely Gomes Allevato
PDF
ANÁLISE DO BANCO DE DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DO DME/UFSCAR SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
Orlando Rodrigues Ferreira, Marcos Rincon Voelzke
PDF
Pôsteres
ANÁLISE DOS ERROS COMETIDOS PELOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS QUESTÕES SOBRE ÁLGEBRA APRESENTADAS NOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS DOS SARESP DOS ANOS DE 2008, 2009, 2010 e 2011
Alessandro Gonçalves, Barbara Lutaif Bianchini
PDF
UM ESTUDO DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR DEFICIENTES VISUAIS COM AS REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
Elisabete Marcon Mello, Maria José Ferreira da Silva
PDF
REGRESSÃO LINEAR SIMPLES EM LIVROS DE ESTATÍSTICA PARA CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DIDÁTICO
Marcelo Massahiti Yamaut, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
PDF
O USO DA CALCULADORA NO ESTUDO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
Tatiana Albieri Barbosa, Silvia Dias Alcântara Machado
PDF
ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O PENSAMENTO PROPORCIONAL SUSCITAM O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO?
Fernanda Silva Carvalho, Maria Cristina Albuquerque Maranhão
PDF
IMPRESSÕES INICIAIS SOBRE AS PRÁTICAS DE TUTORIA EM UM CURSO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Agnaldo Conceição Esquincalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
PDF
NÚMEROS RACIONAIS: INVESTIGANDO A INTRADISCIPLINARIDADE EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES
Diana Maria de Lima, Saddo Ag Almouloud
PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM O AUXILIO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA MATEMÁTICA.
Sandra Pereira Lopes, Maria José Ferreira da Silva
PDF
VISUALIZAÇÃO EM GEOMETRIA DINÂMICA
Camila Palles, Maria José Ferreira da Silva
PDF
NÍVEIS DO PENSAMENTO COMBINATÓRIO: uma análise sob o olhar das representações semiótica e a resolução de problemas
Carlos Alberto Pinheiro, Celina Abar
PDF
A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURRÍCULOS PRESCRITOS E NOS CURRÍCULOS PRATICADOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E URUGUAI.
Luciane Rosenbaum, Celia Pires
PDF
PROCEDIMENTOS PARA MEDIR TEMPO SEGUNDO A MATEMÁTICA LÚDICA DE LEON BATTISTA ALBERTI (1404 - 1472)
Lucas Santos, Fumikazu Saito
PDF
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Cleusiane Silva, Saddo Almouloud
PDF
MECANISMOS DE RECOMENDAÇÃO E REPUTAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS BASEADOS EM TEXTO
Alexander Albuquerque, Ismar Silveira
PDF
RPG COMO FERRAMENTA PARA O USO DO LÚDICO NO ENSINO
Ricardo Bressan, Paulo Nascimento
PDF
UM ESTUDO SOBRE OS DÉFICITS DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR
Wilson Masola, Norma Allevato
PDF
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM TERMÔMETRO DIGITAL DE BAIXO CUSTO
Fabricio Neto, Mauro Araujo
PDF
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
Maria Ilíria Rossi, Norma Allevato
PDF
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E O SEU IMPACTO NO ENSINO MÉDIO
Tiago Avila, Rosemary Santiago
PDF
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EM ASTRONOMIA DOS ALUNOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL SÃO PAULO CAMPUS CUBATÃO
Ataliba Moraes, Marcos Voelzke
PDF
ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM USO DE AGENTES PEDAGÓGICOS E JOGO INTERATIVO AUXILIADO POR OBJETO DE APRENDIZAGEM
Leandro Oliveira, Juliano Schimiguel
PDF
INVESTIGAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DAS TIC´S
José Carlos Silva, Juliano Schimiguel
PDF
MOBILE LEARNING NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM FRAMEWORK CONCEITUAL PARA USO DOS TABLETS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Eduardo Dias, Carlos Fernando Araujo Junior
PDF
UM ESTUDO SOBRE SABERES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMBINATÓRIA
Eliana Oliveira, Cileda Coutinho
PDF
A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE ALGUMAS PESQUISAS REVELAM A ESSE RESPEITO
Francisco Silva Junior, Barbara Bianchini
PDF
ATIVIDADES COLABORATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES
Wanderley Vichinsky, Carlos Fernando Araujo Junior
PDF
A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA POR MEIO DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Marcio Bennemann, Norma Suely Gomes Allevato
PDF
EXPECTATIVAS, LIMITES E DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO EM SERVIÇO
Simone Batista Guedes, Rosemary Aparecida Santiago
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários