TÓPICOS DE GEOMETRIA PLANA E INTERFACES DIGITAIS
Resumo
O estudo em questão trata de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise de conteúdo. A proposta desta dissertação em desenvolvimento é construir e desenvolver uma sequência didática estruturada pelos pressupostos da Teoria das situações didáticas (TSD) de Guy Brousseau (1986), a ser apresentada e desenvolvida junto a licenciandos em Matemática de uma Universidade estadual do Rio de Janeiro que comporão uma comunidade virtual de aprendizagem, comunidade esta que desenvolverá em regime de colaboração atividades de uma sequência didática no ambiente virtual Moodle. Esta sequência será composta por situações-problema pouco usuais de Geometria plana, que envolverão o objeto matemático de semelhança e temas correlatos, que serão exploradas por meio de manipulações no software Geogebra. Pretende-se à partir das apurações e análises provenientes deste estudo, oportunizar aos licenciandos um percurso investigativo de ensino de tópicos de Geometria plana, de modo que, à partir da exploração e manipulação das mídias supracitadas se desenvolva a fluência nas tecnologias empregadas, e se avalie as reorganizações do pensamento matemático empregado nas resoluções apuradas, segundo os pressupostos teóricos do constructo Seres humanos e mídias de Borba e Villareal (2005) e as etapas de ensino de Matemática definidas pela Teoria do Ciclo de Pastre (2012). Este recorte da pesquisa atende ao propósito de definir as inquietações iniciais, a problemática da pesquisa, o levantamento bibliográfico e a metodologia que serviram como elementos norteadores para o realizador da mesma.