A ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE EM CENTROS DE PERMACULTURA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este artigo tem o intuito de discutir os princípios defendidos pelos Institutos de Permacultura no desenvolvimento de seus cursos e atividades, bem como o potencial desses centros enquanto espaços não formais de ensino para o desenvolvimento de ações voltadas ao ensino Ciências e de conceitos relacionados à educação ambiental e sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza exploratória cujo foco são as atividades relacionadas à educação ambiental, principalmente as voltadas ao público discente e docente, desenvolvidas pelos institutos de permacultura Ecocentro-ECOCENTRO-IPEC e IPOEMA, localizados no estado de Goiás e Distrito Federal, respectivamente. Os dados foram coletados das informações disponibilizadas pelas instituições em seus sites oficiais e revisão bibliográfica. A base teórica fundamentou-se principalmente nos trabalhos de Mollison; Slay (1998) e de Holmgren (2007). Identificamos que tanto o EcoCentro –IPEC, quanto o IPOEMA, desenvolvem projetos educativos envolvendo o público em geral e alguns destinados especificamente a grupo de professores e alunos de escolas públicas e privadas com temas relacionados à educação ambiental numa perspectiva de estimular atitudes de natureza sustentável. Percebemos que o entendimento das ações desenvolvidas nesses centros, por professores de ciências, pode lhes possibilitar recursos significativos para a abordagem de temas relacionados à biodiversidade e sustentabilidade e desencadear iniciativas de uso mais sustentável dos recursos naturais.Downloads
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Publicado
2015-05-21
Edição
Seção
Pôsteres