EFEITO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA DE CÁLCULOS QUÍMICOS USANDO EQUAÇÕES QUÍMICAS COM ENFOQUE EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Os conceitos e cálculos relacionados com a estequiometria são difíceis para muitos estudantes do ensino médio. Discutir estes conteúdos científicos e sua relação com a tecnologia e a sociedade pode contribuir para melhor aprendizagem dos mesmos e na sua formação como cidadão. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência de uma sequência didática de Cálculos Químicos usando Equações Químicas com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), direcionada aos alunos do Ensino médio. Os sujeitos desta pesquisa em andamento são alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) situada na zona leste de São Paulo. Além da sequência didática, serão aplicados como instrumentos um pré-teste e um pós-teste. Nesse trabalho serão apresentados os resultados parciais da sequência didática e uma explanação de cada etapa aplicada. Os resultados, ainda parciais, apontam que atividades contextualizadas na abordagem CTS podem ser motivadoras e potencializar a construção de saberes e uma participação mais ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.