ELEMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS

Autores

  • Marcio Vieira Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sonia Barbosa Camargo Igliori

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que foca a elaboração de material que subsidiem o ensino de conceitos do Cálculo. Essa pesquisa é embasada na teoria elaborada por David Tall para essa temática expondo como o computador pode auxiliar no ensino da Matemática, na perspectiva desse pesquisador inglês. Neste artigo são apresentadas atividades para o ensino do conceito de função com o uso do software  GeoGebra. Nele estão incluídos os comandos e ferramentas disponíveis no software que permitem esboçar os gráficos de funções reais a valores reais definidas por mais de uma sentença ou ainda de funções cujo domínio é um subconjunto próprio dos reais. Para tal será apresentada uma limitação do software e como é possível contorná-la com recursos disponíveis no próprio software, a partir da definição de gráfico de uma função. Como resultado é esperado trazer, aos docentes e pesquisadores interessados pelo ensino de conceitos do Cálculo, contribuições para a sala de aula, apresentando atividades embasadas em teoria da Educação Matemática que visam a favorecer a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-20