JOGOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DO PLANO CARTESIANO

Autores

  • Patricia Aparecida Boletini Aluna - Mestrado Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ismar Frango Silveira

Resumo

O presente artigo traz o desenvolvimento de um experimento aplicado a alunos do Ensino Técnico de Programação de Jogos Digitais, na disciplina de Matemática para Computação Gráfica, sobre o tópico Plano Cartesiano. O tópico foi escolhido devido ao fato de que a área técnica de Programação de Jogos requer que os alunos se apropriem adequadamente dos conceitos associados a este tópico, uma vez que precisam manipular elementos gráficos bi e tridimensionais. O objetivo do experimento foi analisar os possíveis ganhos de aprendizagem dos alunos quanto a estes conceitos utilizando objetos de aprendizagem, mais especificamente, jogos educativos.  Para fundamentar tal experimento, apresenta-se um referencial teórico sobre objetos de aprendizagem; em seguida, descreve-se a metodologia, os métodos utilizados e o experimento em si, culminando com uma análise e apontamentos sobre as observações verificadas em todo o desenvolvimento do experimento. Conclui-se, a partir dos feedbacks positivos recebidos dos alunos quanto à percepção da aprendizagem, que a metodologia empregada permitiu que os alunos se envolvessem na atividade proposta de modo a estabelecer relações dos conceitos com a disciplina e com a própria formação.

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Biografia do Autor

Patricia Aparecida Boletini, Aluna - Mestrado Universidade Cruzeiro do Sul

Formação:

1996 - Técnica em Edificações

2003 - Bacharel em Ciências da Computação

2007 - Licenciatura Matemática - Resolução II

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Publicado

2015-05-22