ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ULTIMO ANO DO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS VERSUS O ESTILOS DE SEUS DOCENTES: CONVERGÊNCIA OU DIVERGÊNCIA?
Resumo
Este artigo tem a finalidade de mapear os estilos de aprendizagem dos alunos do 3º ano do curso Técnico de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em 2014, e de seus professores com o intuito de determinar um estilo dominante para cada um dos segmentos. Procura-se, também, verificar se existe convergência entre os dois estilos dominantes. No mapeamento utilizou-se o questionário denominado de de N-ILS (Novo Index of Learning Styles) por seu criador, Vieira Jr (2012). Este questionário é uma variação do Índice de Estilos de Aprendizagem (Index of Learning Styles - ILS) desenvolvido por Felder e Soloman (1991), seguindo toda a sua base teórica. Levantou-se que, a maioria dos alunos, têm um estilo de aprendizagem levemente reflexivo, moderadamente visual, leve a moderadamente sequencial e fortemente sensorial e os professores, um estilo levemente ativo, fortemente visual, fortemente sequencial e fortemente sensorial, podendo-se afirmar que os estilos são convergentes. Esta constatação traz benefícios para os alunos do curso Técnico de Informática, seus professores, e o próprio CEFET-MG, pois a convergência melhora, sensivelmente, o processo de ensino e aprendizagem fazendo com que os alunos tenham uma participação mais ativa e eficiente, ao mesmo tempo em que os professores se sentirão recompensados na tarefa de ensinar.