ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA COM O USO DO TABLET
Resumo
Esta pesquisa analisou a relação entre dois Sistemas de Atividade de ensino-aprendizagem de Genética através do uso do tablet. Nosso marco teórico foi constituído principalmente pela Teoria da Atividade e por pesquisas atuais em mobile learning. Foram desenvolvidas e analisadas ao longo deste estudo duas Atividades de ensino-aprendizagem de genética com uso do tablet, sendo que a primeira consistiu numa Representação individual do conhecimento através da elaboração de três Mapas Mentais Digitais por cada aluno; e a segunda consistiu numa Representação coletiva do conhecimento através da apresentação em grupo dos conhecimentos construídos ao longo da primeira Atividade. O desenvolvimento e análise da relação entre as duas Atividades distintas se deram com base na Terceira Geração da Teoria da Atividade. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, sendo a perspectiva qualitativa com base na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 34 alunos da Terceira série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro do Sul, 02 (duas) professoras pesquisadoras e 02(dois) Técnicos em Informática. A Teoria da Atividade ajudou a analisar como esses dois Sistemas de Atividade se influenciaram mutuamente. Cerca de 90% dos alunos reconheceram que a elaboração dos Mapas Mentais Digitais facilitou a montagem da apresentação do seu grupo. Nesse sentido, observou-se que o Mapeamento Mental com o uso do tablet foi uma boa estratégia de mobilização dos recursos cognitivos dos alunos para a compreensão dos conceitos com consequente favorecimento do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos biológicos aqui trabalhados.