ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA COM O USO DO TABLET

Autores

  • Rosiney Rocha Almeida Universidade Cruzeiro do Sul
  • Carlos Fernando Araújo Jr

Resumo

Esta pesquisa analisou a relação entre dois Sistemas de Atividade de ensino-aprendizagem de Genética através do uso do tablet. Nosso marco teórico foi constituído principalmente pela Teoria da Atividade e por pesquisas atuais em mobile learning. Foram desenvolvidas e analisadas ao longo deste estudo duas Atividades de ensino-aprendizagem de genética com uso do tablet, sendo que a primeira consistiu numa Representação individual do conhecimento através da elaboração de três Mapas Mentais  Digitais por cada aluno; e a segunda consistiu numa Representação coletiva do conhecimento através da apresentação em grupo dos conhecimentos construídos ao longo da primeira Atividade. O desenvolvimento e análise da relação entre as duas Atividades distintas se deram com base na Terceira Geração da Teoria da Atividade. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória, com abordagem quali-quantitativa, sendo a perspectiva qualitativa com base na pesquisa-ação.  Participaram da pesquisa 34 alunos da Terceira série do Ensino Médio do Colégio Cruzeiro do Sul, 02 (duas) professoras pesquisadoras e 02(dois) Técnicos em Informática. A Teoria da Atividade ajudou a analisar como esses dois Sistemas de Atividade se influenciaram mutuamente. Cerca de 90% dos alunos reconheceram que a elaboração dos Mapas Mentais Digitais facilitou a montagem da apresentação do seu grupo.  Nesse sentido, observou-se que o Mapeamento Mental com o uso do tablet foi uma boa estratégia de mobilização dos recursos cognitivos dos alunos para a compreensão dos conceitos com consequente favorecimento do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos biológicos aqui trabalhados.

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Biografia do Autor

Rosiney Rocha Almeida, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros/MG (2004), Pós-graduação-lato sensu pela Universidade Cândido Mendes (2007) e Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora de Biologia no Ensino Médio e nos Cursos Técnicos em Agropecuária e Informática Integrados ao Ensino Médio; de Ecologia Básica nos Cursos Superiores de Agronomia e Engenharia Agrícola e Ambiental; de Introdução às Ciências Biológicas, Introdução à Prática docente e Prática Pedagógica no Ensino de Ciências no Curso Superior de Licenciatura em Biologia; e da disciplina PROEJA e as Tecnologias na Educação no curso de Pós- graduação Especialização Proeja do Instituto Federal Norte de Minas Gerais- Campus Januária. Compõe a comissão Rsponsável pelo Processo de Implantação do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Integra a Comissão responsável pelo Núcleo Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Biologia do IFNMG - Campus Januária.

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Publicado

2015-05-20