GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS REALIZADAS?
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo principal contribuir para o processo de ensino e aprendizado na formação de professores, apresentando um estudo de trabalhos já realizados sobre Geometrias Não Euclidianas, também conhecidas como Geometrias Hiperbólica e Elíptica, para melhor concepção e entendimento desse conteúdo, e posterior desenvolvimento na prática docente, em especial, com a utilização das tecnologias. Pretendemos verificar, em pesquisas já realizadas em Educação Matemática sobre Geometrias Não Euclidianas, que considerações foram feitas, os propósitos de cada autor, os resultados alcançados, o papel das tecnologias em cada uma delas, procurando conhecer os caminhos percorridos em cada uma das pesquisas e as conclusões obtidas, proporcionando reflexões e questionamentos sobre alguns aspectos do ensino das Geometrias Não Euclidianas. Consideramos que o estudo das Geometrias Não Euclidianas tem pouca ou nenhuma presença nos cursos de licenciatura em matemática e também na prática docente do professor, embora elas identifiquem melhor a realidade do nosso universo. Muitas pesquisas já foram realizadas sobre as Geometrias Não Euclidianas e assim conjecturamos que um conhecimento do contexto, no qual tais pesquisas foram desenvolvidas, poderá trazer melhor entendimento deste objeto matemático, favorecendo ações futuras para seu desenvolvimento e aplicação na prática docente.