O CURRÍCULO DE GASTRONOMIA E SEU MAPA CONCEITUAL: A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA PRESENTES NA FORMAÇÃO DO GASTRÔNOMO.
Resumo
Este trabalho apresenta as contribuições que os mapas conceituais podem trazer para a elaboração e o entendimento do currículo dos cursos superiores de tecnologia em gastronomia, nem sempre bem compreendidos pela comunidade acadêmica e pelos estudantes do curso. O mapa conceitual é uma ferramenta que possibilita mostrar como o currículo de gastronomia é permeado pelos conhecimentos de diferentes áreas, as quais contribuem para a formação do profissional gastrônomo. Pretende-se evidenciar, a partir do mapa, a relação interdisciplinar existente entre os conceitos científicos e tecnológicos das diversas disciplinas contempladas nos cursos superiores de tecnologia em gastronomia, pois esta formação não se restringe somente a prática desenvolvida em laboratório gastronômico. Há um erro conceitual em que se desenha a matriz curricular imbuída de disciplinas práticas e que a finalização se dá no fogão. A gastronomia vai muito além da preparação no fogão. A gastronomia envolve as transformações físico-química além da abordagem histórica e cultural de um povo e de uma época. Gastronomia envolve leituras de diversas áreas para que se finalize concretamente. Justifica-se o uso do mapa conceitual como um modo simples de demonstrar o desenho do currículo de gastronomia e de dar visibilidade à formação científica e tecnológica necessária à formação deste profissional.