EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL DESENVOLVIDA SOB O ENFOQUE CTS ENTRE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE NIVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DO IFSP

Autores

  • Ricardo Formenton Universidade Cruzeiro do Sul e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos.
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este artigo enfoca elementos de Educação Ambiental (EA) desenvolvidos sob o enfoque CTS entre alunos do curso profissionalizante em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Guarulhos. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto aponta para a necessidade de uma formação ampliada para o curso técnico de nível médio e, portanto, assume relevância: a) o desenvolvimento de elementos de educação ambiental tendo por base a temática das fontes de energia automotiva; b) facilitar o entendimento de que conteúdos específicos da Física ultrapassam os limites da escola; c) aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem em Física realizados no IFSP tendo por base abordagens contextualizadas. As reflexões vygotskianas fundamentaram nossas ações pedagógicas, sempre atentas à importância do aspecto histórico-cultural de cada indivíduo para desenvolvimento de conceitos, enfatizando o quanto é desafiadora e motivadora a carreira docente nos dias atuais. Assim, visamos despertar a conscientização sobre impactos sócio-ambientais advindos da Ciência e Tecnologia (C&T), empregando uma pluralidade de ações pedagógicas como aulas expositivas, pesquisas, seminários, experimentação e debate, envolvendo 108 alunos na disciplina Máquinas Elétricas. Utilizamos a abordagem temática “Fontes de Energia Automotiva”, estimulando reflexões acerca dos impactos da C&T sobre o meio ambiente e a qualidade de vida dos indivíduos, salientando relações com os sistemas de produção e consumo, efeitos dos processos de produção de energia, bem como efeitos de nossas ações diárias na cidade onde moramos ou trabalhamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Formenton, Universidade Cruzeiro do Sul e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos.

Doutorando na Universidade Cruzeiro do Sul e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Guarulhos.

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Pesquisador e docente da pós-graduação na Universidade Cruzeiro do Sul

Downloads

Publicado

2015-05-20