A LINGUAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: CARACTERIZAÇÕES NOS “TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA”

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim, Emerson Tortola, Lourdes Maria Werle de Almeida

Resumo


Neste artigo, argumentamos sobre as diferenciações da linguagem em atividades de Modelagem Matemática e como essas diferenciações conduzem a caracterizações nos Três Mundos da Matemática, da teoria de David Tall. As análises apresentadas estão associadas a uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados com alunos do Ensino Superior, no contexto de uma disciplina de modelagem matemática. A análise dos dados sugere que o conjunto de ações envolvido em uma atividade de modelagem matemática conduz os alunos ao uso de linguagens associadas aos Três Mundos da Matemática, delineados por David Tall, e, por meio dessas linguagens, é possível vislumbrar o trânsito dos alunos pelos Mundos da Matemática.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v5i1.851

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ISSN 2179-426X

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