A LINGUAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: CARACTERIZAÇÕES NOS “TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA”

  • Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Emerson Tortola Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Lourdes Maria Werle de Almeida Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo, argumentamos sobre as diferenciações da linguagem em atividades de Modelagem Matemática e como essas diferenciações conduzem a caracterizações nos Três Mundos da Matemática, da teoria de David Tall. As análises apresentadas estão associadas a uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados com alunos do Ensino Superior, no contexto de uma disciplina de modelagem matemática. A análise dos dados sugere que o conjunto de ações envolvido em uma atividade de modelagem matemática conduz os alunos ao uso de linguagens associadas aos Três Mundos da Matemática, delineados por David Tall, e, por meio dessas linguagens, é possível vislumbrar o trânsito dos alunos pelos Mundos da Matemática.

Biografia do Autor

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Cornélio Procópio. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.
Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus de Toledo. Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina.
Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina
Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. 
Publicado
2014-08-22
Como Citar
PALHARINI ALVIM SOUSA ROBIM, B.; TORTOLA, E.; WERLE DE ALMEIDA, L. A LINGUAGEM EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: CARACTERIZAÇÕES NOS “TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA”. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. 1, p. 1-20, 22 ago. 2014.
Seção
Artigos Gerais