A BELEZA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Virginia Cardia Cardoso, Rosa Monteiro Paulo, Andreia Dalcin

Resumo


O presente artigo tem por objetivo expor o que se mostra na reflexão suscitada pela intenção de olhar para a razão matemática e ver a beleza, ou olhar para a beleza matemática e ver expressa uma racionalidade que é manifesta em objetos não matemáticos e que pode ser percebida por fatores outros que não apenas o racional. No movimento reflexivo buscamos compreender os fundamentos teórico-epistemológicos que caracterizam a percepção estética presente no processo de criar ou (re)criar Matemática. Para explicitar o que na reflexão se mostrou relevante organizamos o artigo em dois momentos: no primeiro apresentamos uma proposta pedagógica a partir das obras de Da Vinci e de Volpi procurando valorizar o caráter estético e belo da Matemática e no segundo trazemos a discussão sob os pontos de vista positivista, fenomenológico e crítico, revisitando elementos da filosofia das ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v5i2.840

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional