A EXPERIMENTAÇÃO E A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DA MATÉRIA

  • Ademir de Jesus Silva Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente trabalho procura verificar a eficiência da experimentação como forma de intervenção pedagógica nas concepções apresentadas pelos estudantes - que já concluíram o Ensino Médio ou estão concluindo - sobre a estrutura da matéria, antes e após o desenvolvimento de atividades experimentais nas aulas de Química, durante o estudo da estrutura da matéria. Neste trabalho, foi possível verificar que após todas as intervenções, 65% dos alunos já apresentavam ideia de partículas e espaços vazios em seus modelos explicativos sobre estrutura da matéria. Por outro lado, 35% continuaram apresentando uma visão contínua da matéria, evidenciando resistências ao abandonar suas ideias iniciais.
Publicado
2012-05-15
Como Citar
SILVA JÚNIOR, A.; WARTHA, E. A EXPERIMENTAÇÃO E A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DA MATÉRIA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 144-154, 15 maio 2012.
Edição
Seção
Artigos Gerais