O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NATIVOS DIGITAIS NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA

  • CARLOS HENRIQUES BARROQUEIRO Instituto Federal São Paulo
  • LUIZ HENRIQUE AMARAL Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Esta pesquisa teve como intuito avaliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de Física e Matemática do ensino médio integrado. A utilização das TICs foi analisada de acordo com as teorias da educação, sendo que o uso na educação é importante para a nova geração de alunos nativos digitais que vivem conectados à internet. As TICs podem propiciar uma melhora no processo ensino-aprendizagem desses discentes. Para que isso ocorra, os professores precisam se capacitar nas tecnologias inteligentes. A pesquisa realizada foi qualitativa utilizando Análise de Conteúdo nas questões abertas sobre o uso das TICs. Os respondentes foram os alunos do ensino médio integrado do campus Cubatão e os professores do Instituto Federal São Paulo. O resultado indica que o uso das TICs nas aulas de Física e Matemática poderá trazer uma maior motivação às aulas, uma participação mais efetiva dos alunos e uma melhora acentuada na aprendizagem. A implantação das TICs nos processos de ensinoaprendizagem implica em mudanças nas atitudes e ações, pois o professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos e passa a ser um orientador/mediador na formação do conhecimento do aluno, através da busca da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-05-15
Como Citar
BARROQUEIRO, C.; AMARAL, L. O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NATIVOS DIGITAIS NAS AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 2, p. 123-143, 15 maio 2012.
Seção
Artigos Gerais