Atividade experimental para demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Álvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo
  • Denilson Tonetto da Silva Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Reflexão luminosa, Reflexão total, Atividades experimentais, Ensino de Física

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, a construção de um equipamento didático para realização de uma atividade experimental que visa à demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total. Esse equipamento possibilita a ressignificação dos saberes e a aproximação dos conceitos estudados em sala de aula com as situações vivenciais dos estudantes. Constitui-se de um arranjo simples e de baixo custo que poderá ser reproduzido nas escolas de ensino fundamental e médio para despertar no estudante a curiosidade e o prazer pela Ciência. Nesse sentido, esse equipamento didático torna-se uma excelente alternativa para enriquecer as aulas de Física da educação básica, uma vez que proporciona situações em que os estudantes podem explorar as demonstrações práticas relacionadas à lei de Snell-Descartes, do ângulo limite e dos fenômenos reflexão total e refração, de forma prática e concreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20/12/1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza. Secretaria de educação média e tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL, PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2002.

BRASIL, Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

HYGINO, C. B.; SOUZA, N. S.; LINHARES, M. P. Reflexões sobre a natureza da ciência em aulas de Física: estudo de um episódio histórico do Brasil colônia. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 7, n. 2, p. 14-24, 2012.

PENA, F. L. A.; RIBEIRO FILHO, A. Obstáculos para o uso da experimentação no ensino de Física: um estudo a partir de relatos de experiências pedagógicas brasileiras publicados em periódicos nacionais da área (1971-2006). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, p. 1-13, 2009.

ROSA, C. T. W; ROSA, A. B. Ensino de Física: objetivos e imposições no ensino médio. Revista Electronica Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 1, 2005. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART2_Vol4_N1.pdf>. Acesso em: 06 maio 2013.

RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. O ensino das ciências no nível médio: um estudo sobre as dificuldades na implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 351-370, dez. 2002.

Publicado
2013-01-01
Como Citar
ROSA, C.; ROSA, ÁLVARO; DARROZ, L.; SILVA, D. Atividade experimental para demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 75-85, 1 jan. 2013.
Seção
Artigos Gerais