Análise de Erros em soluções de questões de Álgebra: uma pesquisa com alunos do Ensino Fundamental

  • Lauren Darold Brum Centro Universitário Franciscano
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano
Palavras-chave: Análise de erros, Álgebra, Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar erros cometidos por estudantes de 8º ano do Ensino Fundamental na resolução de questões algébricas. Para embasar a investigação, foram buscados autores que têm discutido o ensino de Álgebra e as dificuldades encontradas pelos alunos. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo dos erros, dividida em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Participaram da pesquisa 23 alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do Rio Grande do Sul. Os estudantes resolveram cinco questões de Álgebra e suas respostas foram analisadas, classificadas segundo o modelo de Movshovitz-Hadar e colaboradores e descritas no texto. Ainda foi apresentado um quadro-síntese com o número de erros de cada tipo, em cada questão. Pelos resultados encontrados, pode-se concluir que os erros técnicos, que envolvem manipulações algébricas, e aqueles que decorrem da passagem da linguagem natural para a Matemática são os mais frequentes.

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Publicado
2013-01-01
Como Citar
BRUM, L.; CURY, H. Análise de Erros em soluções de questões de Álgebra: uma pesquisa com alunos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 45-62, 1 jan. 2013.
Seção
Artigos Gerais