CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONCEITOS DE ASTRONOMIA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM

  • Daniele Cristina Nardo Elias Universidade Cruzeiro do Sul
  • Mauro Sérgio T. Araújo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções prévias relacionadas com alguns conceitos de Astronomia apresentadas por 50 alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual de São Paulo, realizado com base em desenhos feitos pelos estudantes e que mostravam suas formas de imaginar o Universo, o planeta Terra e o Sol. A análise dos desenhos e os debates realizados pelo professor junto aos alunos contribuíram para que esses pudessem reformular seus conceitos e aprimorar seus conhecimentos astronômicos. Tendo em vista que uma parcela das deficiências apresentadas pelos estudantes decorre da carência de materiais existentes e de dificuldades docentes para ensinar Astronomia, este trabalho salienta também a importância dos espaços não formais como meios capazes de contribuir para a aprendizagem dos conceitos abordados nas exposições e atividades que podem complementar o enfoque dado no ambiente escolar. Desse modo, valoriza-se a aproximação e a interação do público com os objetos e recursos disponíveis nos espaços não formais de educação, sendo sugerida uma proposta que visa articular as ações entre espaços não formais de educação e as escolas, a fim de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem, promovendo a desejada popularização de conteúdos relacionados à Astronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-01-10
Como Citar
ELIAS, D.; ARAÚJO, M.; AMARAL, L. CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONCEITOS DE ASTRONOMIA E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ARTICULAÇÃO ENTRE ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 50-68, 10 jan. 2012.
Seção
Artigos Gerais