Visão de professores sobre Interdisciplinaridade no jogo de xadrez e ensino de resolução de problemas de Matemática

  • Josinalva Estácio Menezes Universidade de Brasília
Palavras-chave: Xadrez, Educação Matemática, Resolução de Problemas, Interdisciplinaridade

Resumo

O xadrez tem sido inserido no contexto da escola de forma mais intensiva nas últimas décadas. Embora depoimentos de enxadristas e/ou professores de educação física e matemática, apontem resultados animadores, quanto à postura e o desempenho dos alunos com o hábito de jogar, encontramos poucas pesquisas sobre discussão de problemas de matemática no contexto deste jogo. Assim, realizamos investigação a respeito, como parte do nosso trabalho de Pós-Doutorado, parte da qual corresponde a uma pesquisa feita com quatro professores do ensino básico sobre as potencialidades pedagógicas do xadrez quanto ao ensino de resolução de problemas neste contexto, esta última vamos apresentar aqui. Nesta, concluímos que o xadrez permite discutir problemas, tanto para a aprendizagem de alguns conteúdos de matemática, quanto para mobilizar habilidades mentais, o que pode torná-lo um aliado no trabalho do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONSDORFF, E., FABEL K.; RIIHIMAA, O. Ajedrez y matematicas. Barcelona: Martinez Roca, Coleccion Escaques, 1970.

d’ARCANCHY, H. Projeto de xadrez leva à interdisciplinaridade. Disponível em: http://mecsrv04.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=5339. Acessado em 21/05/2008.

KRAITCHIK, M. A Matemática dos Jogos. Col. Saber, v. VII. Lisboa: Publicações Europa-América, 1953.

LUCAS, E. M. Récréations Mathématiques. Paris; Gauthier Villars, vol I a IV, 1886. PETKOVIK, M. The mathematics of chess. New York: Dover, 1999.

RIBEIRO, A. P. L. Interdisciplinaridade do xadrez com a matemática. Disponível em http://www.clubedexadrez.com.br/menu_eventos.asp?s=cmdview6253. Acessado em 09/11/2008.

SILVA, W. Curso de Xadrez Básico. Disponível em http://www.cex.org.br. Acesso em 09/02/2004.

WATKINS, J. J. Across the Board: The Mathematics of Chessboard Problems. New York: Dover, 2007.

Publicado
2012-10-01
Como Citar
MENEZES, J. Visão de professores sobre Interdisciplinaridade no jogo de xadrez e ensino de resolução de problemas de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 205-214, 1 out. 2012.