ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA PRESENTES NOS PCN E NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL

  • Evonir Albrecht Universidade Cruzeiro do Sul
  • Marcos Rincon Voelzke Universidade Cruzeiro do Sul

Resumo

A Astronomia é um tema bastante motivador aos alunos da Educação Básica. O Ensino de Astronomia, que pode ser trabalhado sob o enfoque CTS, é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Partindo desta premissa são apresentados neste trabalho resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em andamento. O objetivo é analisar e comparar os conteúdos ligados à Astronomia propostos nosPCN e PCN+ e aqueles presentes nas propostas curriculares que norteiam a Educação Básica na região Sul do Brasil. A abordagem metodológica seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa. Foi utilizada a Análise de Conteúdo paraefetuar o comparativo entre os conteúdos astronômicos presentes em cada documento. A leitura das propostas possibilitou a comparação dos conteúdos. Como resultado é denotada a falta de clareza e especificidade na apresentação dos conteúdos presentes nas propostas curriculares e a desconexão com os PCN e PCN+.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
ALBRECHT, E.; VOELZKE, M. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA PRESENTES NOS PCN E NAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO SUL. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 191-204, 11.