O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (btsk)

  • Mónica Luís Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
  • José Carrillo

Resumo

A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Luís, Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas
José Carrillo
Universidad de Huelva, Departamento de Didáctica de las Ciencias y Filosofía,

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. Improving science teachers' conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, 22(7), 2000. 665-701.

ABRANTES, P. C. Introdução. O que é a filosofia da biologia? In: ABRANTES, P. C. Leis e teorias em biologia. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 11-36.

ALAKE-TUENTER, E. et al. Inquiry-based science teaching competence of primary school teachers: Delphi study. Teaching and Teacher Education, 35, 2013. 13-24.

ALVARADO, D. A. R. et al. El cambio en las emociones de maestros en formación inicial hacia el clima de aula en una intervención basada en investigación escolar. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 15, n. 2, 2018. Disponivel em: <http://hdl.handle.net/10498/20781>. Acesso em: 2020.

AMERICAN ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF SCIENCE. Project 2061 (American Association for the Advancement of Science). Benchmarks for science literacy. Washington, DC.,: Oxford University Press, 1993.

ANDERSON, E. H.; SPENCER, M. H. COgnitive representation of AIDS. In: CRESWELL, J. W. Qualitative inquiry & research design. Chosing among five approaches. 2ª. ed. London: Sage Publication, 2007. p. 259-283.

ARKSEY, H.; KNIGHT, P. Interviewing for social scientist. London: Sage Publication, 1999.

AYDıN, S. et al. Professional Journals as a Source of PCK for Teaching Nature of Science: An Examination of Articles Published in The Science Teacher (TST) (an NSTA Journal), 1995–2010. Journal of Science Teacher Education, 24, 2013. 977–997.

BALL, D. L. .; BASS, H. Interweaving content and pedagogy in taching and learning to teach: Knowing and using mathematics. In: BOALER, J. Multiple Perspectives on Mathematics of Teaching and Learning. [S.l.]: Ablex Publishing., 2000. p. 83-104.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012.

BASSEY, M. Case study research in educational settings. Buckingham: Open, 1999.

BELLINI, M. Epistemologia da biologia: para pensar a iniciação das ciências biológicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 88, n. 218, p. 30-47, 2007.

BERTATO, F. O critério de demarcação de Popper e a filosofia da biologia de Mayr. Ciência & Ensino, v. 4(1), p. 12-23, 2015.

BEZERRA, A. et al. O ensino de botânica por meio da confecção de velas com essências naturais de plantas. Biota Amazônia, v. 7(4), p. 17-19, 2017.

BLANCO, L.; MELLADO, V.; RUIZ, C. Conocimiento didáctico del contenido en ciencias experimentales y matemáticas y formación de profesores. Revista de educación, n. 307, p. 427-446, 1995.

BRYMAN, A. Social Research Methods (4th edition). USA: Oxford University Press, 2012.

BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. As grandes ideias de todos os tempos. São Paulo: Editora Globo, 2011.

BYBEE, R. et al. The BSCS 5E Instructional Model: origins effectiveness, and applications. [S.l.]: [s.n.], 2006. Disponivel em: <http://www.fremonth.org/ourpages/auto/2008/5/11/1210522036057/bscs5eefullreport2006.pdf>. Acesso em: 2017.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Perspetivas de ensino. Porto: Centro de Estudos de Educação em CIência, 2000.

CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming critical: Education, knowledge and action. London: The Palmer Press, 1986.

CARRILLO, J. .; CONTRERAS, L. C. Un modelo de categorías e indicadores para el análisis de las concepciones del profesor sobre la Matemática y su Enseñanza. Educación Matemática, 7(3), 1995. 79-92.

CARRILLO, J. Modos de resolver problemas y concepciones sobre la Matemática y su enseñanza: metodología de la investigación y relaciones (Tesis doctoral, Universidad de Huelva). Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, 1998.

CARRILLO, J. et al. The mathematics teacher's specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20 (3), 2018. 236-253.

DENZIN, N. The research act: A theoretical introduction to sociological methods. New York: Routledge, 2009. Disponivel em: <https://doi.org/10.4324/9781315134543>.

DENZIN, N. Triangulation 2.0. Journal of Mixed Methods Research, v. 6, n. 2, p. 80-88, 2012.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The landscape of qualitative research: Theories and issues. Thousand Oaks, Calif: Sage Publications, 1998.

GESS-NEWSOME, J. A model of teacher professional knowledge and skill including PCK: Results of the thinking from the PCK Summit. In: BERRY, A.; FRIEDRICHSEN, P.; LOUGHRAN, J. Re-examining Pedagogical Content Knowledge in Science Education. London: Routledge, 2015. p. 28-42.

GÓMEZ-CHACÓN, I. M. La Tarea Intelectual en Matemáticas. Afecto, Meta-afecto y los Sistemas de Creencias. Boletín de la Asociación Matemática Venezolana, 10(2), 2003. 225-248.

GROSSMAN, P. L. The making of a teacher: Teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 105-117.

KÄPYLÄ, M.; HEIKKINEN, J.; ASUNTA, T. Influence of content knowledge on pedagogical content knowledge: The case of teaching photosynthesis and plant growth. International Journal of Science Education, v. 31, n. 10, p. 1395-1415, 2009.

KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. 2ª. ed. New Jersey: Financial Times Press, 2015.

KRIPPENDORF, K. Content analysis: An introduction to its methodology. Los Angeles: Sage Publications, 2018.

LEDERMAN, N. G. Nature of science: Past, present, and future. In: S. K. ABELL, N. G. L. &. P. L. E. A. Handbook of research on science education. Mahwah, N. J.: [s.n.], 2007. p. 831-879.

LEDERMAN, N. G. et al. Views of nature of science questionnaire: Toward valid and meaningful assessment os learners' conceptions of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39(6), p. 497-521, 2002.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. G. Ethics: The failure of positivist science. The review of higher education, Lincoln, Y. & Guba, E. (1989). Ethics: The failure of positivist science. The review of higher education. 12(3), 221-240. DOI: 10,1353/rhe.1989.0017, 12(3), 1989. 221-240.

MAGNUSSON, S.; KRAJCIK, J.; BORKO, H. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. In: GESS-NEWSOME, J.; LEDERMAN, N. G. Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implication for science education. Dordrecht: Kluver Academic, 1999. p. 95-132.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. The role os theory in advancing 21st-century biology. Washington. 2007.

NIEUWENHUIS, J. Qualitative research design and data gathering techniques. In: MAREE, K. First steps in research. Pretoria: Van Schaik, 2007.

PARK, S.; CHEN, Y. Mapping out the integration of the components of pedagogical content knowledge (PCK): Examples from high school biology classrooms. Journal of Research in Science Teaching, 49(7), 2012. 922–941.

PARK, S.; OLIVER, J. S. Nacional Board Certification (NBC) as a catalyst for teacher's learning about teaching: The effect of the NBC process on candidate teachers' PCK development. Journal os Research in Science Teaching, 45(7), 2008. 812-834.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. 3º. ed. Thousand Oaks: [s.n.], 2002.

PEHKONEN, E.; PIETILÄ, A. On relationship between beliefs and knowledge in mathematics education. Bellaria, Itália: ERME, 2003. p. 1-8.

PESSIN, L. R.; NASCIMENTO, M. T. A importância das aulas práticas no ensino da biologia, a partir do processo de ensino e aprendizagem em aulas e atividades teórico-práticas. II Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica. Niterói: [s.n.]. 2010. p. 1-5.

ROCHELLE, J. Choosing and using video equipment for data collection. In: KELLY, A.; LECH, R. Hanbook os research design in mathematics and science education. London: Lawrencee Erlbaum Associates Publishers, 2000.

SCHWANDT, T. A. Constructivist, interpretivist approaches to human inquiry. In: N. K. DENZIN, &. Y. S. L. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA, US: Sage Publications, Inc., 1994. p. 118-137.

SHULMAN, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 1986. 4-14.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: Foundation of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1987. 1-22.

SILVA, E. A. As metodologias qualitativas de investigação nas ciências socias. Revista Angolana de Sociologia, dez. 2013. 77-99.

SILVA, M. M. et al. Conhecimento especializado de professor de biologia para ensinar embriologia humana. Série Educar - Ciências, Biologia e Meio Ambiente, Belo Horizonte, 32, 2020. 37-42. Acesso em: 2020.

STAKE, R. The art of case study research. London: Sage publication, 1995.

STAKE, R. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Strategies of qualitative inquiry. 3ª. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2005. p. 443-466.

VAN-DIJK, E. M.; KATTMAN, U. A research model for the study of science teachers PCK and improving teacher education. Teaching and Teacher Education, 23, 2007. 885-897.

VASCONCELOS, C.; CARDOSO, A.; VASCONCELOS, M. L. Socio-Scientific issues and scientific literacy. 11th International Conference of Education, Research and Innovation. Sevilha: IATED Academy. 2018. p. 1-5.

WONG, S. L.; HODSON, D. from the horse's mouth: What scientists say about scientific investigation and scientific knowledge. Science Studies and science education, p. 109-130, 2008.

Publicado
2020-11-20
Como Citar
LUÍS, M.; CARRILLO, J. O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (btsk). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 19-36, 20 nov. 2020.