Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular

Palavras-chave: História da Ciência, Césio-137, Ensino de Ciências, Formação de Professores

Resumo

  O relato de experiência aqui apresentado se refere a uma atividade organizada no âmbito da disciplina de Biofísica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no contexto das Práticas como Componente Curricular (PCC).  Especificamente trata-se da descrição do processo de elaboração/criação do jogo Césio-137: Na trilha da radiação. O objetivo dessa produção foi criar alternativas para o ensino do conceito de "Radiações ionizantes". A construção do jogo foi orientada por duas grandes referências: a) jogos pedagógicos e b) história e filosofia da ciência. Consideramos que a PCC pode ser um momento ímpar para integração teoria-prática na formação de professores. Em relação ao jogo, o mesmo pode ser utilizado para apresentação de um novo conceito (radiação ionizante) contextualizado histórica e localmente (à luz do  acidente radiológico com Césio-137) e para realizar uma revisão e/ou avaliação sobre o conteúdo proposto.   

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Publicado
2020-08-08
Como Citar
SANTOS, B. C. DOS; FARIA, G. P. DE; PAIVA, E. H. S.; GUIMARÃES, S. S. M.; FARIA, F. P. DE. Na trilha da radiação: a produção de um jogo pedagógico a partir da prática como componente curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 5, p. 132-145, 8 ago. 2020.