Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem

Resumo

A Robótica Educativa vem sendo incorporada as práticas pedagógicas, tornando-se uma grande aliada na relação teoria e prática. O presente artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho desenvolvido com alunos do 7º ano de uma escola da rede particular do Município de Londrina/Paraná. A atividade realizada com os alunos possuiu como objetivo trabalhar os conteúdos de máquinas simples, média aritmética e velocidade média, conceitos introduzidos neste ano de ensino, nas disciplinas de Laboratório de Ciências e Matemática. Partindo desta experiência, o presente artigo, se propõe a verificar de que forma ocorre a tomada de consciência de tais conteúdos pelos alunos, e o papel que a Robótica Educacional exerceu, enquanto recurso pedagógico. Portanto, primeiramente realizamos a descrição da atividade e depois analisamos, a fim de, compreender a importância da utilização de metodologias ativas como prática de ensino para o melhor desenvolvimento dos alunos, levando ao êxito no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado de pesquisa, com a observação da proposta, a experiência permitiu observar que, atividades que envolvem a manipulação de materiais concretos, através da construção e programação de artefatos tecnológicos, despertaram nos alunos a curiosidade, criação e teste de hipóteses, facilitando, assim, o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-10-18
Como Citar
CARDOSO, M.; LANÇA, J.; SANADA, V. R.; ARAÚJO, V. Robótica Educacional enquanto recurso pedagógico: prática e teoria no processo de ensino-aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 682-697, 18 out. 2020.
Seção
Relatos de Pesquisa