Epistemologias do campo no ensino de Ciências da Natureza

Palavras-chave: Ensino de ciências, Métodos e práticas, Educação no campo

Resumo

Esse artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa realizada no mestrado e propõem reflexões sobre o conhecimento e desenvolvimento em aulas com uso de práticas experimentais no ensino de Ciências da Natureza aplicadas por professores do ensino fundamental I da educação básica em duas escolas do campo no município de Rolim de Moura, Rondônia. Partindo dos dados obtidos durante a pesquisa buscou-se analisar os métodos e práticas que abordam e contemplam a matriz curricular vigente e os conteúdos trabalhados a partir de ideias que interagem com o local e a realidade dos alunos do campo. A pesquisa tem cunho qualitativo aliado à pesquisa-ação, foram realizadas observações nas aulas de ciências durante o ano letivo de 2019. Objetiva-se contribuir para a reflexão nas ações e práticas efetivadas pelos professores no ensino de ciências para as crianças das escolas no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGOTTI, José André Peres. Ensino de Ciência e complexidade. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/iienpec/Dados/trabalhos/A28.pdf Acesso em 19 jun. 2019.

ARROYO, M. G. As matrizes pedagógicas da Educação do Campo na perspectiva da luta de classes. In: MIRANDA, S. G.; SCHWENDLER, S. F. Educação do Campo em movimento: teoria e prática cotidiana. V. I. Curitiba: Editora da UFPR, 2010. p. 35-54.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. A formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Coletivo Nacional de Educação do MST e Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA) Brasil Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003

CUNHA, E. R. Os saberes docentes ou saberes dos professores. 2012. Disponível em:http://www.vdl.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/didatica_I/aula_01/imagens/03/saberes_doc entes.pdf Acesso em 20 mai. 2019.

DUCATTI-SILVA, Kelly Cristina. A formação no curso de pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação (Dissertação em Ensino na Educação) – Unesp. Marilia, p. 220. 2005.

FERRAZ, Daniela Frigo; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Construção do conhecimento e Ensino de Ciências: Papel do raciocínio analógico. Revista Educação, V 27 Nº 01, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1987.

JAPIASSU, H. (1999). Um desafio à educação: repensar a pedagogia científica. São Paulo: Letras e Letras.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, Adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MENESES, M. P. Diálogos de saberes, debates de poderes: possibilidades metodológicas para ampliar diálogos no Sul global. Em Aberto. v. 27, n. 91, p. 90-110, jan/jun,2014.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez, 1999.

NETO, Jorge Megid; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: Problemas e soluções- Ciência e educação, v.9, n. 2, p.147- 157, 2003.

PINHEIRO, Maria do Socorro Dias. A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira. Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos915/educacao-campo-politicas/educacaocampo-politicas.shtml. Acesso em 5 ago. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2002.

VYGOSTY, L.S. A formação social da mente. 6ª Ed. Martins Fontes. São Paulo, 1998.

WEISSMANN, H. O que ensinam os professores quando ensinam Ciências Naturais e o que dizem querer ensinar. In: Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões; WEISSMANN, H. (Org.); Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
VALENGA, A.; TÉCHIO, K. Epistemologias do campo no ensino de Ciências da Natureza. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 372-387, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais