Ensino de Química – algumas aulas práticas utilizando materiais alternativos

Palavras-chave: Atividades lúdicas, Aulas práticas, Experimentação sem laboratório

Resumo

A disciplina de Química muitas vezes é vista como algo amedrontador e impossível de criar empatia para os estudantes em geral dado o seu conteúdo um tanto quanto complexo. Haja vista este problema há uma busca pela desmistificação da referida disciplina em relação aos estudantes e até mesmo alguns docentes, utilizando para isso artefatos como atividades lúdicas e aulas práticas e experimentais. O objetivo deste estudo foi a realização de quatro aulas práticas, ministradas por discentes do 5º período do curso de Licenciatura em Química, dentro da disciplina de Práticas Pedagógicas I, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Pouso Alegre, para comprovar que o ensino da química pode ser realizado com algumas práticas sem a necessidade de um laboratório propriamente dito. Houve a possibilidade de auxílio imediatamente de acordo com as dificuldades encontradas pelos estudantes ao longo das aulas, que possuem potencial para serem aplicadas novamente tanto na disciplina de Práticas Pedagógicas I destinada ao 5º período do curso de Licenciatura em Química quanto para demais turmas de Cursos Superiores ligadas à Química, além de Ensino Fundamental e Médio. A ausência de um laboratório não impede à realização das práticas descritas e realizadas aqui.

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Publicado
2020-10-18
Como Citar
DURAZZINI, A.; MACHADO, C.; PEREIRA, A.; LIMA, M.; PEREIRA, A.; PERES, C. Ensino de Química – algumas aulas práticas utilizando materiais alternativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 330-349, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais