Clube da Lua: o clube de astronomia de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Palavras-chave: Astronomia, Astronáutica, Clube de Ciências, Maker

Resumo

O trabalho faz alusão à realização de práticas pedagógicas sobre a temática de Astronomia-Astronáutica, desenvolvidas em um clube de ciências, no âmbito de uma escola pública. As atividades foram realizadas tendo em vista o movimento Maker e STEM/STEAM, com crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, uma professora e uma estagiária. Dentre as ações realizadas para potencializar o processo de alfabetização científica dos envolvidos, destacam-se: elaboração de atividades interativas, o uso de mídias para a apropriação e divulgação científica, pesquisas por diferentes meios, abordagens de conteúdos através de experiências práticas e oficinas, produções artísticas, exposição cultural, atividade de estudo do meio e participação em evento acadêmico. Ressalta-se a importância de que iniciativas individuais de professores, ao mostrarem resultados significativos, sejam incorporadas pela escola de modo que se transformem em projetos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie de Freitas Alvaide, Universidade Federal do ABC
PPG em Ensino e História das Ciências e da Matemática
Adriana Pugliese, Universidade Federal do ABC
Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)Ensino de Biologia

Referências

ALVAIDE, Nathalie de Freitas; PUGLIESE, Adriana. Astronomia e Astronáutica na Educação Básica: múltiplas possibilidades e abordagens. In: VII Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia – Norte, 2018, Anais... Pará: Universidade Federal do Pará, v. 7, p.1582-1591, 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf.> Acesso em: 09 de set. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2019.

CACHAPUZ, António F. Arte e ciência no ensino das ciências. Interacções, Portugal, n. 31, p.95-106, 2014. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt › interaccoes › article › view>. Acesso em: 02 set. 2019.

COUSO, Digna. Science teacher´s professional development in contexts of education innovation: analysis of three initiatives. Tesis. Bellaterra: UAB, 2009. Disponível em: < https://ddd.uab.cat/pub/tesis/2009/151169/tesi_dignacouso.pdf>. Acesso em: 02 set. 2019.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, Paraná, Maio 2013. Disponível em: <https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/ensino-hibrido_uma-inovacao-disruptiva.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2019.

DEWEY, John. Experiência e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1938. 168p.

ESPERANÇA, Thamyres Cristina Rosa Boa; FILOMENO, Carlos Eduardo da Silva; LAGE, Débora de Aguiar. Divulgação científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Revista SBEnBIO, v. 7, p. 1582-1591, 2014. Disponível em: <https://docplayer.com.br/10692536-Divulgacao-cientifica-no-ambiente-escolar-uma-proposta-a-partir-do-uso-de-midias-digitais.html>. Acesso em: 30 ago. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. 256p.

GOTTFRIED, Michael A.; WILLIAMS, Darryl N. STEM Club Participation and STEM Schooling Outcomes. Education Policy Analysis Archives, v. 21, n. 79, p. 1-27, 2013.

GOULART, Silvia Moreira. História da ciência: elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBANEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas, SP: Alínea, 2005.

LOPES, C. S.; PONTUSCHKA, N. N. Estudo do meio: teoria e prática. Geografia (Londrina), v. 18, n. 2, p. 173-191, jan. 2009. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/561488/mod_resource/content/1/estudo%20do%20meio.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2019.

LOPES, T. B. et al. Atividades de campo e STEAM: Possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 5, n. 2, p.304-323, jul. 2017.

LORENZIN, Mariana Peão; BIZERRA, Alessandra Fernandes. Compreendendo as concepções de Professores sobre o STEAM e as suas transformações na construção de um currículo Globalizador para o ensino médio. Revista SBEnBIO, n. 9, p. 3662-3673, 2016.

LORDÊLO, Fernanda Silva; PORTO, Cristiane de Magalhães. Divulgação científica e cultura científica: conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, Unesp, v. 8, n. 1, p.18-34, jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 31 jan. 2019.

LOZADA, Cláudia de Oliveira et al. Enfoque CTSA e o ensino de robótica nas atividades do projeto astroem III: O experimento ROBOMIND e robô LEGO MINDSTORMS NXT. Revista Uniabeu, São Paulo, v. 10, n. 26, p.221-233, ago. 2017.

MOURA, Breno Arsioli. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p.32-46, Jun. 2014. Disponível em: < www.sbhc.org.br › arquivo › download>. Acesso em: 31 jan. 2019.

PELUSO, Daiane; PAGNO, Fabiana. O uso de maquetes como recurso de aprendizagem. V Seminário Nacional Interdisciplinar de Experiências Educativas, Paraná, p.1059-1069, maio 2015. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/senieeseminario/anais/Eixo4/O_USO_DE_MAQUETES_COMO_RECURSO_DE_APRENDIZAGEM.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2019.

PIPINO, Jessyka Crystyane Assunção et al. Construção de maquetes com alunos de 1ª a 4ª série nas aulas de matemática e artes. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-graduação – Universidade do Vale do Paraíba, Paraíba, p.1-3, 2009. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/0737_1187_01.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2019.

SANTOS, Roziane Aguiar dos; NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; HALMANN, Adriane Lizbehd. Alfabetização Científica nos anos iniciais: novas linguagens e possibilidades para o Ensino de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, X., 2015. Águas de Lindóia, SP, 2015.

SCHROEDER, Edson; BUCH, Gisele. Clubes de ciências e educação científica: o projeto enerbio como interface para a iniciação científica de estudantes do ensino médio. IX - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED Sul), Rio Grande do Sul, p.1-8, 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia de trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVEIRA, J. R. A. Arte e Ciência: uma reconexão entre as áreas. Arte e Ciência, São Paulo, v. 70, n. 2, p. 21-25, jun. 2018. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v70n2/v70n2a09.pdf>. Acesso em: 02 set. 2019.

SOUZA, Patricia Cristiane de. Aprendizagem Colaborativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: MACIEL, Cristiano (Comp.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. Cap. 5. p. 1-264. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/129865/mod_resource/content/1/Ambientes%20Virtuais.pdf>. Acesso em: 31 jan. 2019.

SÃO BERNARDO DO CAMPO. Proposta Curricular: Ensino Fundamental. São Bernardo do Campo, SP, 2007. v. 2. Caderno 3.

TRIVELATO, Sílvia Frateschi; SILVA, Rosana Louro Ferreira. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 135 p. (Coleção Idéias em Ação).

VEIGANTES, Adriane Cristina. Desenvolvimento de senso crítico, analítico e científico em alunos participantes de Clube de Ciências. 2014. 79 f. Dissertação. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1852048>. Acesso em: 02 mar. 2018.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 521 p.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p.1287-1302, set. 2007.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
ALVAIDE, N.; PUGLIESE, A. Clube da Lua: o clube de astronomia de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 209-231, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais