Temas regionais e o ensino de Ciências a partir de Questões Sociocientíficas: com a palavra os professores em formação

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Professores em Formação, Temas Regionais, Questões Sociocientíficas, Mediação Pedagógica

Resumo

Frente às necessidades formativas de um ensino de Ciências, com abordagens diversificadas para a ação didática, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar as reflexões formativas que emergem de uma intervenção pedagógica com professores de Ciências em formação, por meio de uma abordagem de temas regionais amazônicos e enfoque para questões sociocientíficas. Optou-se pela pesquisa do tipo qualitativa. Os procedimentos metodológicos adotados para atender ao objetivo proposto, pautam-se na abordagem exploratória, utilizando-se estudo de caso, com o intuito de obter resultados expressivos sobre o estudo. Dos resultados que emergiram da intervenção realizada em três etapas, destacamos tessituras de reflexões para a docência em Ciências dos professores em formação, suas concepções didáticas sobre a proposta formativa da abordagem metodológica para o ensino de Ciências, numa perspectiva diversificada e apontamentos expressivos de potencialidades formativas através de planejamento prático com abordagens diversificadas para a docência. Ao tratar de temas regionais e de questões sociocientíficas na formação continuada de professores, os resultados apontam para a relevância da experiência, a necessidade de professores em formação para ampliação do olhar sobre a docência e, sobretudo, experienciar a teoria e a prática como elemento didático para a construção de saberes e de mediação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cordeiro Rodrigues, Universidade do Estado do Pará
Licenciando Pleno do 8 periodo em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará . Pós graduando em em Docência do Ensino Superior pela instituição PROMINAS. Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Ciências com Metodologia inovadoras, atua como professor e pesquisador nos seguintes temas: abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências, Questões Sócio Cientificas e temas regionais
Nívea Maria Coelho Barbosa de Almeida, Docente na Universidade do Estado do Pará
Mestre em Ciências da Educação - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa - Portugal (2013); Especialista em Orientação, Supervisão e Gestão Educacional - IBEPEX - Instituto Brasileiro de Educação Pesquisa e Extensão; Especialista em Ciências da Educação - Faculdade de Teologia Integrada; Graduada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar (1993); Docente Efetiva da Universidade do Estado do Pará, atuando principalmente na disciplina Didática em todos os curso de licenciatura e no Curso de Pedagogia e Estágio Supervisionado na Pedagogia; Conferencista na Área de Educação; Atua na Formação de Professores, Gestores e Orientadores. Educacionais atuando principalmente nas temáticas: Avaliação da Aprendizagem Escolar, Currículo, Planejamento, Metodologias Ativas, em toda Região Nordeste Paraense; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação - GEPES, da Universidade do Estado do Pará; Membro do Colegiado do Campus de Interiorização da Universidade do Estado do Pará - Campus de Conceição do Araguaia; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa -CEPAR - de conceição do Araguaia; Membro do Conselho Municipal de Educação (suplente); Autora de um livro na área de Avaliação Formativa
Sebastião Rodrigues Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (Campus Parauapebas). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atua na na área de docência em Física e Ciências. Licenciado Pleno em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). Tem experiência em educação em ciências, com ênfase na linha de Ensino de Física Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: design e validação de sequências didáticas baseadas no método DBR-TLS, ensino de física através de temas contemporâneos, abordagem CTS/CTSA e fundamentos e metodologias para o ensino de ciências.

Referências

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. O Ensino de Biologia e as Relações entre C/T/S: o que dizem os professores e o currículo do Ensino Médio? Dissertação de Mestrado: Universidade de Campinas, Campinas, 1995.

AULER, D; BAZZO, W. Reflexões para a Implementação do Movimento CTS no Contexto Educacional Brasileiro. Revista Ciência e Educação, v. 7, n. 1, 2001, p.1-13.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/ Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/secretaria de Educação Fundamental. Brasília; MEC/SEF, 1998. p. 21, 23, 26, 27.

BRASIL. Parecer n. 4873/1975, de 04 de dezembro de 1975. Formação pedagógica das licenciaturas. Documento, Rio de Janeiro, n.181, p.212-228, dez. 1975.

BRITO, Licurgo Peixoto de. Ensino de física através de temas: uma experiência na formação de professores de ciências. In: Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Educação em Ciências e Matemáticas. Belém-Pará, 2004.

BRUYNE, Paul de; HERMAN, Jacques; SCHOUTHEETE, Marc de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977. 251 p.

CACHAPUZ, Antonio; PRAIA, Jorge; JORGE, Manuela. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Revista Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 363-381, 2004.

COUTO, J. J.; VALENTE, L. J. Poluição sonora no município de Breves: aspectos físicos e sociais. (53 p.) Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Ciências Naturais) - Breves, Universidade Federal do Pará, 2005.

FOUREZ, Gerard. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8 n. 2, p 109-123, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)

GOMES, I. V. S. Ensino de Ciências através de temas: a origem do universo em quadrinhos. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Ciências Naturais) - Breves, Universidade Federal do Pará, 2005 B.

GOMES, Nilzilene F. Ensino de física através de temas regionais. Trabalho de conclusão de curso, UFPA - Belém, 2005.

GONÇALVES, M. L. M. A Física presente na navegação e construção naval em Abaetetuba. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Ciências Naturais) --Abaetetuba/PA: [s.n.], 2005.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: Saberes, identidade e profissão. 3. ed. Papiros, 2006.

MARTÍNEZ-PÉREZ, Leonardo Fábio; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, p. 727-741, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, 2003.

PEDRETTI, Erminia G. Septic tank crisis: a case study of science, technology and society education in an elementary school. International Journal of Science Education, v. 19, n. 10, p. 1211-1230, 1997.

PEDRETTI, Erminia G.; BENCZE, Larry; HEWITT, Jim; ROMKEY, Lisa; JIVRAJ, Ashifa. Promoting issues-based STSE: perspectives in science teacher education: problems of identity and ideology. Science & Education, v. 17, n. 8-9, p. 941-960, 2008.

PEZARINI, Agnaldo Ronie; MACIEL, Maria Delourdes. O ensino de ciências pautado nos vieses cts e das questões sociocientíficas para a construção da argumentação: um olhar para as pesquisas no contexto brasileiro. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 169 - 188, 18 dez. 2018.

RAMSEY, John. The science education reform movement: implications for social responsibility. Science Education, v. 77, n. 2, p. 235-258, 1993.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SANTOS, Tatiane da Silva; LANDIM, Myrna Friederichs. Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 16-36, 5 maio 2020.

SILVA, G. S. N. da; ABREU, M. A. de. As olarias de Abaetetuba e o ensino de física. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais) -- Abaetetuba/Pa: [s.n], 2005.

SOUZA, A. S.; VIEIRA, A. C. Ensino de ciências através de temas: a produção da cachaça em Abaetetuba. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Exatas e Naturais) - Abaetetuba/PA: [s.n], 2005

STRIEDER, Roseline Beatriz. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado: Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

TEIXEIRA, Lia Cardoso Rocha Saraiva; OLIVEIRA, Ana Mourão. A Relação teoria-prática na formação do educador e seu significado para a prática pedagógica do professor de biologia. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) [online], vol. 7, n. 3, p. 220-242, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VAILLANT, Denise Elena; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Papirus Editora, 2006.

WATTS, Mike. Event-centred-learning: an approach to teaching science technology and societal issues in two countries. International Journal of Science Education, v. 19, n. 3, p. 341-351, 1997.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. de Daniel Grassi. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
2020-11-20
Como Citar
RODRIGUES, R.; BARBOSA DE ALMEIDA, N. M.; MOURA, S. Temas regionais e o ensino de Ciências a partir de Questões Sociocientíficas: com a palavra os professores em formação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 399-420, 20 nov. 2020.