Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da Física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante

Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Conteúdos da física, Relações com o saber, Matriz do Estudante

Resumo

Resumo O ensino e a aprendizagem da física na Educação Básica desperta cada vez mais a atenção dos pesquisadores que visam melhorias nesta área da educação. Este trabalho apresenta a investigação e análise das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber, por meio da ferramenta analítica Matriz do Estudante apresentada por Arruda, Benício e Passos (2017) referente ao ensino, aprendizagem e conteúdos da física, pela ótica dos estudantes da Educação Básica de um Colégio Estadual, na cidade de Londrina – Paraná. Foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi respondido pelos referidos estudantes na forma escrita, com a proposta de investigar as relações com o saber da física. As percepções dos estudantes demonstraram seus conhecimentos, sentimentos e valorização a respeito do ensino praticado pelos professores, da sua própria aprendizagem e da relação dos professores com os conteúdos da física e com sua profissão.  A ferramenta analítica revelou a importância das percepções dos estudantes, para assim ocorrer a compreensão e ascensão da trajetória que os conduz aos avanços nos campos do ensino e da aprendizagem da física, sendo ainda possível estabelecer perfis para cada estudante ou de um grupo específico de estudantes por meio de suas manifestações a respeito das referidas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, S. M.; BENÍCIO M. A.; PASSOS, M. M. Um instrumento para análise das percepções/ações de estudantes em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, [s. l.], p. 325-345, 2017.

ARRUDA, S. M.; LIMA, J. P. C.; PASSOS, M. M. Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [s. l.], v. 11, p. 139-160, 2011.

ARRUDA, S. de M.; PASSOS, M. M. A relação com o saber na sala de aula. In: IX EDUCOM – Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”, 2015, Aracaju. Anais..., p.1-14, 2015.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Instrumentos para a análise da relação com o saber em sala de aula. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisa em Ensino, [s. l.], v. 1, n. 2, p.95-115, 2017.

BATISTA, M. C; FUSINATO, P. A. A utilização da modelagem matemática como encaminhamento metodológico no ensino de física. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 06, n. 02, p. 86-96, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo, SP: Cortez, 2013.

D’AGOSTIN, A.; LEITE, A. E.; HIGA, I.; PAIVA, L. P. Os estudantes do ensino médio e sua relação com a Física. Em: 58a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Florianópolis, Santa Catarina, 2006.

ERTHAL, J. P. C. O jornal “a física ontem e hoje” como instrumento de divulgação e discussão científica dentro e fora do ambiente escolar. REnCima – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 08, n. 01, p. 127, 2017.

GAUTHIER, C.; TARDIF, M. A Pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2013.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

RICARDO, C. E.; FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p.251-266, 2007.

Publicado
2020-08-08
Como Citar
MORAIS, H. S.; LIMA, J. P. C. DE; ROCHA, Z. DE F. D. C. Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da Física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 5, p. 281-302, 8 ago. 2020.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##