Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal

Palavras-chave: Estudo de Caso, Ensino de Ciências, Gases Ideais

Resumo

Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.

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Publicado
2020-07-22
Como Citar
MERLIM, R. DOS S.; DA SILVA, F. R.; MERLIM SARAIVA, V. D. S.; VICENTE DOS SANTOS CRUZ, R. M.; CALDAS, R. L.; MACHADO, C. B. H.; GARCIA, V. N. Estudo de caso no ensino de gases ideais: aplicação de minicurso para professores da rede municipal. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 149-168, 22 jul. 2020.
Seção
Artigos Gerais