ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE GASES IDEAIS: APLICAÇÃO DE MINICURSO PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Ronald dos Santos Merlim, Flávia Rodrigues Da Silva, Vanessa Dos Santos Merlim Saraiva, Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz, Renata Lacerta Caldas, Cassiana Barreto Hygino Machado, Vantelfo Nunes Garcia

Resumo


Este trabalho consiste em uma pesquisa referente à utilização da abordagem metodológica Estudo de Caso, explanada em um minicurso intitulado “Estudo de Caso no Ensino de Ciências: termodinâmica, história, ciência e sociedade”. O objetivo geral foi analisar as contribuições do método de ensino Estudo de Caso, aplicado à temática da Termodinâmica no âmbito de conteúdos sobre Gases Ideais. O público alvo do minicurso foram os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ. Dessa forma, o presente artigo apresenta os resultados desse minicurso proposto para a formação continuada de professores. Partindo da base teórica disposta em Herreid (1998), Sá e Queiroz (2009), a qual estabelece critérios que caracterizam um bom Caso, foi solicitado aos participantes a elaboração de casos sob o subtema proposto pelos ministrantes: “História e utilização do gás natural”. De forma geral, os resultados revelaram Casos satisfatórios, tendo em vista os critérios pautados no suporte teórico desta pesquisa; sendo possível, também, apontar características que tornariam os Casos ainda mais exitosos. Ademais, foi notável o entusiasmo pelo método apresentado, visto que os cursistas demonstraram interesse em utilizá-lo em suas aulas na rede municipal, o que indica a relevância do minicurso proposto para a formação continuada dos professores.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.2478

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-426X

Principais Indexadores e Banco de Dados 

   4fscprrsdbplgx1korycxmt8hz22jwbgfztn2wy3tm8yqmxkqtam7cpmcsaml9ttq_400      base_sumarios-org_696      logo-oei_400      latindex_376 diadorimq_600

 

Licença Creative Commons
A REnCiMa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional