A reformulação de um objeto de aprendizagem de matemática buscando melhorar sua usabilidade

Palavras-chave: Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Objetos de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo trata de um relato de experiência referente ao processo de reformulação de um Objeto de Aprendizagem (OA), denominado “Descobrindo Comprimentos”, de acordo com padrões de usabilidade. Para tanto, apresenta-se a versão anterior do OA e algumas características da linguagem de programação utilizada, o Scratch, na sequência aborda-se o conceito de usabilidade. Para a efetivação da reformulação foram elaboradas quatro etapas, adaptadas de pesquisas que se dedicaram à tradução de OA. Tais etapas, aliadas à proposta de microciclos (análise, design, avaliação, reformulação e revisão), se mostraram adequadas ao processo de reformulação. Além desse resultado, concluiu-se que para aprimorar a usabilidade do OA é necessário agregar profissionais de design e programação e reformular interfaces em busca de maior atratividade, mobilidade, interatividade e clareza de informações.

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Publicado
2020-10-18
Como Citar
NESI, T.; KALINKE, M.; MOTTA, M.; ROLKOUSKI, E. A reformulação de um objeto de aprendizagem de matemática buscando melhorar sua usabilidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 94-113, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais