CRITICIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DA TEMÁTICA LIXO URBANO

Darling Katiuscia de Goes Borges, Sidilene Aquino de Farias, Katiuscia dos Santos de Souza

Resumo


Este trabalho investiga como a aprendizagem de atitudes são promovidas no ensino de Química, sob o enfoque da interrelação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Educação Ambiental, a partir da percepção acerca das responsabilidades que envolvem o descarte do lixo urbano. Participaram da pesquisa, treze (13) alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, em um bairro do município de Manaus construído sobre um antigo lixão. A investigação foi conduzida por meio da pesquisa-ação, com uma abordagem puramente qualitativa em um contexto educacional apoiado na Pedagogia de Projetos. O procedimento de análise baseou-se na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que inicialmente os alunos tendiam colocar a culpa em terceiros, mas ao final das atividades e das análises desenvolvidas, constatou-se elementos que caracterizam uma maior sensibilização para a responsabilidade de cada cidadão quanto ao tratamento adequado do lixo urbano. Com isso, evidencia-se a importância de associar as diferentes dimensões da aprendizagem de Química com questões sociais e ambientais, destacando possibilidades promissoras para que o ensino de Química torne-se mais significativo a partir da valorização da opinião e do contexto real dos alunos.


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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2468

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ISSN 2179-426X

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