O ensino de Botânica na Educação Básica e possíveis métodos para o aprimoramento da aprendizagem

Palavras-chave: Botânica, Ensino de Botânica, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar o que se tem publicado em Anais e Revistas da área de ensino de Ciências, a fim de evidenciar como se caracteriza o ensino de Botânica na educação básica (EB). Foi realizado um levantamento bibliográfico das produções em ensino de Botânica, com foco na EB, a partir dos Anais do ENPEC e ENEBIO, e das revistas que se apresentavam na classificação do Quadriênio 2013-2016, realizada pela CAPES, referente ao Ensino com Qualis A1/A2 e B1/B2, até 2018. Foram selecionados 46 artigos, sendo classificados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da ATD emergiram três categorias: 1) Estratégias/métodos para aprimoramento do ensino; 2) Análises e concepções sobre o ensino de Botânica; e 3) Material didático. A análise indica que a pesquisa sobre o ensino de Botânica na EB ainda é pequena, mas que existe uma preocupação com o ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessyca Tatielle Santana, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
Licencianda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Ensino de Física e CiênciasDepartamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS(38) 3532-1200 Ramal 8914

Referências

ARAÚJO, J.; SILVA, M. F. da. Aprendizagem significativa de Botânica em ambientes naturais. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], Manaus, v. 8, n. 15, p. 100-108, maio 2015. ISSN 1984-7505. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/download/150/149/.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BENETTI. B.; CARVALHO, L. M. de. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, 8., 2002, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: FEUSP, 2002.

BOCKI, A. et al. As concepções dos alunos do Ensino Médio sobre Botânica. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2011.

BRASIL. MEC. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 2. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

CARRAHER, T. N. Ensino de ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânea do II Encontro "Perspectivas do Ensino de Biologia". São Paulo, FEUSP, 1986.

CARVALHO, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Planejando aulas de Botânica a partir de uma provocação. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 8, n. 4, p. 208-220, 2015.

CAVASSAN, O.; SILVA, P. G. P. A influência da imagem estrangeira para o estudo da Botânica no ensino fundamental. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindoia. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2013.

CRISTIANE, M.; MENUNCIN, M. Análise de concepções de professores sobre o significado e a importância da pesquisa na sala de aula. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. SC: ABRAPEC, 2009.

CRUZ, L.P. et al. Os estudos das plantas medicinais no ensino fundamental: uma possibilidade para o ensino de Botânica. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. SC: ABRAPEC, 2009.

FARIA, R. L.; JACOBUCCI, D. F.; OLIVEIRA, R. C. Possibilidades do ensino de Botânica em um espaço não formal de educação na percepção de professoras de ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 87-104, 2011.

FIGUEIREDO, J. A.; COUTINHO, F. A.; AMARAL, F. C. O ensino de Botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, São Paulo, p. 488-498, 2012.

FRENEDOZO, R. C. et al. Análise do livro didático de biologia para o ensino médio: as abordagens e métodos aplicados ao ensino de Botânica. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5., 2005, Bauru. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2005.

GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

GONÇALVES, N. M. N. et al. Carpoteca: ferramenta de ensino em Botânica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 346-359, mai./ago., 2017.

GULLICH, R.I.C. A Botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Mestrado. Ijuí, 2003.

KRAUZER, K. A. F.; AMADO, M. V. Mapa conceitual como ferramenta de análise da concepção prévia de alunos do ensino médio sobre conteúdos de Botânica. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9., 2013, Águas de Lindoia. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2013.

LAMBACH, M.; SILVA, S. A. O. Sequência didática para o ensino de Botânica utilizando plantas medicinais. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 11., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos [...]. SC: ABRAPEC, 2017.

LOUREIRO, J. O.; DAL-FARRA, R. A. O ensino de Botânica nos primeiros anos do Ensino Fundamental utilizando desenhos e herbários. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., 2015, Águas de Lindoia. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2015.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, A. et al. Atividades Práticas de Botânica como meio de aproximação entre as Instituições de Ensino Superior, a Formação Docente e o Ensino Médio da Rede Estadual. In. Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 3., 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. CE: SBENBIO, 2010.

MARTINS, C.M.C.; BRAGA, S.A.M. As ideias dos estudantes, o ensino de biologia vegetal e o vestibular da UFMG. In. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2., 1999, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 1999.

MEIRA, R. O. et al. Ensino de Botânica por meio de uma prática alternativa. In. Encontro Nacional de Ensino de Biologia e Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 4, 4., 2., 2012, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. GO: SBENBIO, 2012.

MERHY, T. S. M.; SANTOS, M. G. Planta ou vegetal? As concepções alternativas dos alunos do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v.9, n.2, p. 104-116, 2014.

MINHOTO, M. J. Ausência de músculos ou porque os professores de Biologia odeiam Botânica. São Paulo: Cortez, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, São Paulo, v. 30, n. 87, p. 177-196, ago. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870011.

SANTOS, L. H. M.; et al. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental e Médio: relatos de experiências. In. Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 3., 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. CE: SBENBIO, 2010.

SILVA, T. S. A. Botânica na educação básica: concepções dos alunos de quatro escolas públicas estaduais em João Pessoa sobre o ensino de Botânica. (Trabalho de conclusão de curso) – UFPB/João Pessoa, 2015.

SOUZA, C. L. P.; GARCIA, R. N. Buscando produções acadêmicas acerca do ensino de Botânica: uma pesquisa de levantamento bibliográfico. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 54-69, 2018.

STEFANINE, N. R. et al. O ensino de Botânica como alternativa para facilitar a aprendizagem de ciências no ensino médio: estratégias de melhoria através de aulas com testes e análises de germinação de feijão comercial. Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Niterói, v. 7, n. 14, 2011.

TOWATA, N. et al.: Análise da percepção de licenciandos sobre o “ensino de Botânica na educação básica”. In. Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 3., 2010, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. CE: SBENBIO, 2010.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental –proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

Publicado
2020-10-18
Como Citar
SANTANA, G.; FERNANDES, G. O ensino de Botânica na Educação Básica e possíveis métodos para o aprimoramento da aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 571-590, 18 out. 2020.
Seção
Artigos Gerais