SIMULAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA ELETRODINÂMICA

Pedro Alves Fontes Neto, Francisco Antonio Gudemberg Almeida Moura, Gyulianna Pinheiro Ribeiro

Resumo


O ensino da eletrodinâmica, mais precisamente geradores e receptores, fazem parte dos conteúdos ministrados na 3ª série do Ensino Médio nas aulas de Física. Para melhor compreensão sobre a produção de energia elétrica, este trabalho objetivou a aplicação de uma sequência didática (SD) através de simulações em plataformas nacionais e internacionais, com as quais verificou-se a viabilidade da implantação de sistemas fotovoltaicos (SFVs) em escolas da cidade de Bacabal - MA. Utilizou-se uma metodologia qualitativa e quantitativa num estudo de caso, cujos resultados são demonstrados com: o cálculo do consumo de aparelhos eletrônicos, uma comparação do consumo de eletricidade com e sem os SFVs, a energia gerada para suprir as demandas das escolas versus as suas capacidades de geração, o custo benefício para os próximos 25 anos e do tempo de retorno do investimento. Bem como, a contribuição para a preservação do meio ambiente com a não emissão de dióxido de carbono (CO2).

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.2377

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ISSN 2179-426X

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