MAPEAMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS NA ENGENHARIA ELÉTRICA

Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller, Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento teórico de pesquisas brasileiras sobre objetos de aprendizagem para o ensino de Números Complexos no Ensino Superior, buscando estudos aplicados na área da Engenharia Elétrica. O objetivo é identificar o estado do conhecimento de pesquisas sobre objetos de aprendizagem para o ensino de Números Complexos no Ensino Superior, conhecendo os recursos disponíveis, verificando as diferentes concepções, teorias educacionais e metodologias de pesquisa. A partir de consultas ao Banco de Teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foi realizado o mapeamento, encontrando-se 185 dissertações/teses sobre números complexos. Em virtude da quantidade de dissertações/teses, delimitou-se a busca para as que envolviam Tecnologias ou Engenharia ou Ensino Superior, tendo uma pré-seleção de 24 pesquisas. Em continuidade, foram selecionadas treze pesquisas, a partir da leitura dos resumos, em especial as que abordaram o ensino e/ou a aplicação dos números complexos, por meio de recursos digitais, na área da Elétrica. Na análise constatou-se a existência de poucos objetos de aprendizagem para o ensino de Números Complexos, sendo que a maioria é destinado ao Ensino Médio, mas que apresentam indicativos que qualificam o processo de aprendizagem. Além disso, as teorias de aprendizagem têm sido pouco utilizadas como fundamentação nas pesquisas. Portanto, conclui-se que o processo de ensino de Números Complexos não está sendo investigado no Ensino Superior e da inexistência de um objeto de aprendizagem que propicie a compreensão dos conceitos e operações com números complexos para os acadêmicos de Engenharia Elétrica pode ser considerada inédita.

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.2367

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ISSN 2179-426X

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