Concepções de licenciandos acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências

Palavras-chave: Alfabetização Científica, Contextualização, Formação de Sujeito

Resumo

Esta pesquisa objetiva apresentar as concepções de licenciandos de Ciências da Natureza sobre a temática transversalidade no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde participaram vinte e três licenciandos de uma universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos por meio de um questionário contendo uma questão objetiva e duas questões subjetivas e escrutinados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Nos resultados, destaca-se que a maioria dos licenciandos reconhecem a importância da inserção dos temas transversais no ensino de Ciências e que os mesmos contribuem, a partir de questões relacionadas ao contexto sociocultural, com o processo de aprendizagem dos educandos. Identificou-se ainda que os licenciandos relacionam o enfoque de temas urgentes a sociedade com a formação do sujeito, com a contextualização e com a alfabetização científica, o que representa um papel importante na condução de um novo olhar para o ensino de Ciências. Conclui-se que atividades com enfoques transversais se configuram como proposta de articulação e transposição de conceituação científica para o contexto dos alunos, tendo potencial para ser explorado nas diversas áreas do conhecimento, além das Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Especialista Educação Especial e Inclusiva (Fael); Licenciada em Ciências da Natureza (Unipampa).
Emilson Braga Santana, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (Unipampa)
Débora Lopes Viçosa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Graduada em Fisioterapia(Unipampa), Pós Graduanda em Fisioterapia Respiratória (Unyleya).
Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, Unipampa
Pós Doutoranda PPG Educação em Ciências (Unipampa), Doutora em Bioquímica (Unipampa), Mestra em Bioquímica (Unipampa), Bacharel em Fisioterapia (Unipampa); Professora colaboradora PPG Educação em Ciências (Unipampa)
Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Pós doutorado em Bioquímica Toxicológica (Universidade de Lisboa-Portugal); Doutor em Ciências Biológicas (UFSM); Mestre em Educação em Ciências (UFSM); Graduado em Fisioterapia (UFSM); Graduado em Letras (UNIP); Professor na Unipampac

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
CARRAZONI LOPES VIÇOSA, C.; BRAGA SANTANA, E.; LOPES VIÇOSA, D.; FERNANDES SALGUEIRO, A.; FOLMER, V. Concepções de licenciandos acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 180-197, 20 nov. 2020.