DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DIGITAIS NA ESCOLA POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS, PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA EDUCACIONAL VIRTUAL

Andreia Carniello, Marcelo Zanotello

Resumo


Inseridas em uma sociedade em transformação, marcada por avanços tecnológicos impactantes nas diversas esferas de relações humanas, as instituições educacionais são pressionadas a um duplo desafio: propiciar uma formação que possibilite às pessoas uma atuação como cidadãos criativos, críticos e agentes de transformações sociais e, ao mesmo tempo, prepará-las para que se adaptem ao mundo do trabalho desenvolvendo certos conhecimentos e habilidades. A partir desta perspectiva problemática, no presente artigo apresentamos algumas reflexões baseadas em uma revisão de literatura sobre aspectos do denominado pensamento computacional, suas relações com as áreas STEAM e a Educação Científica. Enfatizamos uma possível integração entre robótica educacional, jogos digitais e programação, elementos presentes na plataforma CoSpace Rescue - um jogo de robôs virtuais - como alternativa para promover certas habilidades do pensamento computacional em alunos da Educação Básica, contribuindo para suas formações em ciências naturais e matemática. Com isso, busca-se uma adequação dos processos de ensino e aprendizagem aos anseios formativos em uma sociedade caracterizada por ciclos de mudanças científicas, tecnológicas e industriais em relação de mútuas influências.

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2268

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ISSN 2179-426X

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