INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE FEBRE AMARELA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL EM FLORIANO, PIAUÍ, BRASIL

Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Raíla Kely de Sousa Pacheco, Maurício Santos Araújo, Aracelli de Sousa Leite

Resumo


A Febre Amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, transmitida ao homem pela picada de mosquitos hematófagos da família Culicidae. Contabiliza-se no mundo cerca de 200 mil casos por ano, e causando a morte de 30 mil pessoas principalmente em áreas de clima tropical. Sendo assim, este trabalho buscou compreender o nível de conhecimento dos alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Escola Federal de Floriano, Piauí, sobre a Febre Amarela, visando orientá-los sobre a temática, por meio de uma intervenção educativa com a utilização de uma revista informativa como material didático alternativo. Adotou-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário pré-teste com perguntas fechadas antes da intervenção, e um pós-teste depois da aula. Verificou-se que os alunos não possuíam um conhecimento satisfatório sobre a doença, principalmente sobre o agente etiológico, vetor e espécies responsáveis pela transmissão da Febre Amarela no ciclo urbano e silvestre. A doença não é frequentemente abordada em sala de aula. Portanto, após a intervenção educativa com auxílio da revista foi possível verificar a construção de uma aprendizagem siginificativa sobre os pontos-chave da doença e sua profilaxia. Assim, essas metodologias alternativas no âmbito escolar podem promover a construção do conhecimento e consequentemente a promoção da saúde.

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DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i1.2257

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ISSN 2179-426X

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